Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.
A boa notícia: tem, sim, tratamento! Nós, médicos, temos um nome para essa situação em que se acorda algumas (ou muitas!) vezes durante a madrugada para fazer xixi: é a noctúria. Falamos de um transtorno definido pelo ato de urinar precedido e sucedido pelo sono.
Olá! A insônia é caracterizada pela dificuldade em dormir (quem demora muito a dormir embora o sono, ou quem não tem sono, ...), ou pelo acordar diversas vezes a noite (sendo durante os sonhos ou não).
Algumas dicas são parar de tomar café às 15h e tomar água, porque a desidratação leve também nos acorda no meio da noite. E, claro, não consumir bebidas alcóolicas à noite nem comer alimentos que causam gases no jantar. Antes de deitar, é melhor não comer, trabalhar ou ver filmes na cama.
Despertar nesse horário seria uma evidência de que forças negativas estão tentando perturbar o sono. A melhor forma de voltar a dormir é fazendo uma oração de proteção com pensamentos positivos e muita fé. Para o espiritismo, acordar às três da manhã não é um sinal negativo.
Dizem que quando a gente acorda no meio da noite pensando em alguém, significa que ela também está pensando em nós. ... Se a gente não tem muito a perder o melhor é acreditar mesmo, ainda mais no meio da noite, depois de ter perdido o sono.
Iniciava às 08 horas e seguia até às 10h30min (logo depois vinha o Bozo)....
Mas, se mesmo assim ainda for difícil dormir, siga estas técnicas e exercícios que ajudam a pegar no sono em segundos ou minutos:
Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.
Tire um minuto para respirar lenta e profundamente. Respire fundo e estique os pés e os dedos dos pés por alguns segundos (3-4 segundos), depois expire lentamente e liberte a tensão. Respire fundo e aperte os músculos das pernas, segure a tensão por alguns segundos e depois relaxe novamente enquanto expira.