Quem Foi A Santa Catarina?

Quem foi a Santa Catarina

Catarina de Alexandria, ou simplesmente Santa Catarina, teria sido uma jovem cristã que viveu do ano de 287 ao de 305, nascendo e falecendo em Alexandria, no Egito.

O dia em que celebramos a memória da Virgem, Santa e Mártir, Catarina de Alexandria é o dia 25 de novembro. A festa em honra à santa foi incluída no calendário pelo Papa João XXII, no século XIV.

Exemplo de santidade

Venerada como uma grande Mártir do cristianismo, Santa Catarina de Alexandria é a santa que o único Estado brasileiro que tem o nome de uma mulher homenageia, mas pouquíssimos conhecem a origem e a vida desta moça corajosa e forte, que foi capaz de entregar a própria vida em defesa da fé em Jesus Cristo.

O instrumento feito para torturar Santa Catarina de Alexandria, que era uma espécie de roda com lâminas e ferros feitos para triturar o seu corpo, ficou conhecido como a roda de Santa Catarina. Por este motivo, a Santa é também intercessora daqueles que trabalham com rodas, como carpinteiros, torneiros e amoladores.

Agecom

Agecom

Com muito vigor, dirigiu prementes exortações a cardeais, bispos e sacerdotes, implorando-lhes a reforma da Igreja e a pureza dos costumes. E respeito pela dignidade de que estavam revestidos, pois “são ministros do sangue de Cristo” (cfr. Paulo VI, Homilia na proclamação de Santa Catarina de Sena como Doutora da Igreja, 03/10/1970). Estava convencida de que a saúde espiritual do rebanho dependia da conversão e do exemplo dos pastores da Igreja.

Apresentam-se, a seguir, alguns dados sobre a vida de Santa Catarina, que nasceu na cidade italiana de Siena (aportuguesado em ‘Sena’). Trata-se de uma santa muito venerada, antes de tudo na Itália e na Europa. De fato, num decreto em 13 de abril de 1866, o Papa Pio IX declarou Santa Catarina copadroeira de Roma. Em 18 de junho de 1939, o Papa Pio XII declarou-a padroeira da Itália juntamente com São Francisco de Assis. E no dia 1° de outubro de 1999, São João Paulo II tornou-a também padroeira da Europa, juntamente com São Bento (480-547), os Santos irmãos Cirilo e Metódio (missionários entre os povos eslavos no século IX), Santa Brígida da Suécia (1303-1373) e Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), uma judia convertida que morreu no campo de Concentração de Auschwitz (1891-1942).

Quem foi Santa Catarina de Alexandria?

Catarina, que viveu toda a sua curta vida em Alexandria, cresceu como politeísta, adotando o cristianismo apenas durante a adolescência, quando teve uma visão na qual ela encontrava Maria e Jesus. Inclusive, Catarina é designada em algumas orações como a esposa de Cristo, pois ela ficou tão admirada com o que viu que resolveu se casar espiritualmente com o seu mestre, dedicando a ele a sua vida.

E mais uma vez a tentativa de Maximino é frustrada, porque Santa Catarina era dotada de uma inteligência e uma fé inigualáveis. Além disso, ela recebeu um auxílio divino para defender a fé cristã diante dos sábios pagãos. A consequência da disputa foi a conversão dos cinquenta homens à fé católica. Todos foram terrivelmente perseguidos e mortos pelo Imperador.

Arquivo de notícias

Arquivo de notícias

*Imagens meramente ilustrativas. Disponibilidade limitada sujeita aos itens em estoque no momento da efetivação da compra. A Loja Virtual disponibiliza alguns itens selecionados do acervo de livros, box e brindes da Minha Biblioteca Católica.

A roda dentada quebrada, as palmas e o diadema fazem referência à imagem de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado, mas grande parte dos catarinenses desconhece a origem desses símbolos. Quem foi Catarina de Alexandria? De onde vem o nome do Estado? É para responder a essas perguntas simples, mas que costumam pegar os catarinenses desprevenidos, e divulgar a história de coragem e amor de Catarina de Alexandria que o historiador João Lupi fará, nesta quinta, 14/04, a palestra “Santa Catarina de Alexandria – A Padroeira dos Estudantes e do Estado de Santa Catarina”. O evento ocorrerá às 15h, no auditório do Centro de Educação (CED) da UFSC.

Maximino, então, mandou que torturassem Catarina na masmorra; quando foi visitada pela esposa de Daia e pelo comandante da guarda, que queriam saber como avançavam as torturas, a Santa acabou convertendo-os, acrescendo ainda mais a fúria do imperador, que ordenou que a jovem fosse morta na roda do despedaçamento – instrumento no qual o culpado tinha todos os seus ossos quebrados até a morte. Porém, Catarina fez um sinal da cruz sobre o aparelho, quebrando-o. Por fim, a Santa acabou sendo morta por decapitação.

Vida de Santa Catarina

Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Neste tempo de grave crise, Santa Catarina, levada pelo amor a Deus, à Igreja e ao Pontífice Romano, trabalhou sem descanso pela paz e unidade da Igreja. Chegou a ir até Avinhão e pediu ao Papa Gregório XI (1371-1378) que voltasse quanto antes a Roma: e foi atendida, no ano de 1377. Os historiadores são unânimes em afirmar que a volta do Papa da França para Roma foi fruto desta intervenção de Santa Catarina.

Há diversas orações atribuídas à Santa Catarina, as quais são geralmente empregadas como meio de pedir a mediação dela na busca por um novo amor ou a sua proteção em certas situações. Confira uma oração de Santa Catarina abaixo:

Audiovisual

Catarina é caracterizada por pertencer ao grupo dos catorze santos auxiliares, sendo bastante afamada por proteger de mortes súbitas quem a venera. Ademais, a Santa é também a padroeira dos estudantes e dos professores.

O interesse pela jovem que deu o seu nome ao Estado ainda é restrito. Nos últimos anos, alguns historiadores, artistas e literatos ilustres começaram a divulgar o nome da santa através da poesia, da pintura (Albertina Prates) e de quadros murais (Rodrigo de Haro). “De 50 anos pra cá, o culto à Santa Catarina de Alexandria diminuiu muito, as pessoas não sabem quem ela foi, não festejam mais a data”, confirma o professor João Lupi, Entusiasta desse mito, Lupi tem se dedicado a valorizar o conhecimento histórico-religioso das crenças responsáveis pela formação do povo catarinense, começando pela busca da origem do nome de nossa terra.

Frustrado e percebendo a forte influência de Catarina na conversão de tantos pagãos ao cristianismo, o Imperador romano decide torturar e matar Santa Catarina de Alexandria. Ele manda fazer um instrumento de tortura terrível composto por rodas cheias de lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Milagrosamente, no momento em que Catarina seria torturada, o instrumento desmontou, deixando o imperador ainda mais furioso, que optou por decapitá-la.

Dia de Santa Catarina

Em 1969, a Igreja Católica extinguiu do Calendário Litúrgico Oficial o dia de Santa Catarina, devido à falta de documentos concretos, a data que marcava as celebrações em prol de Santa Catarina, que até então era o dia 25 de novembro.

Neste artigo, você conhecerá a vida de uma jovem virgem que converteu cinquenta filósofos pagãos ao cristianismo, resistiu milagrosamente ao instrumento de tortura construído para matá-la e continua até hoje sendo modelo de santidade para todos os cristãos.

E mais uma vez a tentativa de Maximino é frustrada, porque Santa Catarina era dotada de uma inteligência e uma fé inigualáveis. Além disso, ela recebeu um auxílio divino para defender a fé cristã diante dos sábios pagãos. A consequência da disputa foi a conversão dos cinquenta homens à fé católica. Todos foram terrivelmente perseguidos e mortos pelo Imperador.

Qual o custo de vida de Balneário Camboriú?

Levando-se tudo o que foi dito ao longo do texto, podemos precificar o custo de vida em Balneário Camboriú em R$ 6.

Como era Balneário Camboriú antigamente?

Segundo o livro Do Arraial do Bom Sucesso a Balneário Camboriú: mais de 50 anos de história , da autora Mariana Schilickmann, na década de 20 a então Praia de Camboriú era um reduto de pescadores. Na praia havia pouquíssimos moradores e o local mais habitado e desenvolvido era o Bairro da Barra.

Como era Itapema antigamente?

Os primeiros habitantes de Itapema foram os Açorianos. Em 1921, recebeu o nome de Itapema, e tornou-se distrito em 1924 incorporado ao Município de Camboriú, enquanto Itapema passou a pertencer a Tijucas. ... Em 1926, os dois Municípios se reorganizaram e voltaram a formar o antigo Município de Itapema.

Quais foram os primeiros habitantes de Balneário Camboriú?

História – Primeiros povos Os índios carijós foram os primeiros habitantes de Camboriú, fato constatado pelos registros de um sítio arqueológico encontrado na praia de Laranjeiras, datados de quatro mil atrás. Atraídos pelo lindo litoral da região, a pesca era uma das principais atividades deles.

Quantos anos tem Camboriu?

Camboriú completa, no dia 05 de abril, 136 anos de história. A cidade é conhecida como um refúgio para quem quer descansar do movimento urbano, mergulhando na tranquilidade da área rural.

Quem colonizou Balneário Camboriú?

açorianos

Quantos quilômetros tem a orla de Balneário Camboriú?

A praia de Camboriú com 7 km de extensão sempre acompanhados pelo calçadão da avenida Atlântica e seus altos edifícios que escondem o Sol no período da tarde.

Quantos km de extensão tem a praia de Balneário Camboriú?

A Praia Central se situa junto à Avenida Atlântica e compreende a principal parte da vida noturna e turística do município, sendo que compreende uma faixa de 6,8 km de extensão, com águas calmas e habitadas por banhistas durante todo o ano.

Quantos km tem a orla de Itapema?

7 km

Quantos km tem a Avenida Atlântica Balneário Camboriú?

São 3,8 quilômetros de extensão, da Barra Sul até a Praça Almirante Tamandaré.

Qual a extensão de Balneário Camboriú?

46,8 km²

Qual a distância da orla de Copacabana?

Na verdade são duas praias: Leme e Copacabana, que ocupam uma extensão de 4,15 km. Freqüentada tanto de dia quanto à noite, a praia possui quiosques, ciclovia, bicicletários, postos de salvamento com chuveiros e sanitários, hotéis, bares e restaurantes.

São Paulo para Balneário Camboriú km?

A cidade mais próxima é São Paulo, que está a 625 km de Balneário Camboriú.

Quantas horas de viagem de SP para Balneário Camboriú?

Sim, a distância aproximada de São Paulo para Balneário Camboriú é 613 km. E demora aproximadamente 7h 35m de São Paulo para Balneário Camboriú de carro.

Quantos km de São Paulo para Florianópolis?

694 km

Quanto eu gasto de pedágio de São Paulo para Florianópolis?

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.