Ter um jardim sempre bonito não é privilégio das casas de revista. Você pode ter um jardim magnífico na sua casa se souber escolher as plantas certas e cuidá-las da maneira correta. Pode parecer complicado e trabalhoso manter um jardim, mas com as dicas que selecionamos aqui você vai conseguir ter aquele cantinho verde que sempre sonhou.
Algumas plantas para jardim são muito populares na composição do paisagismo de residências devido às texturas, cores, tamanhos e apelos visuais. Os nomes de plantas para jardim mais conhecidos e comuns no mercado são a Espada de São Jorge, Luca, Hera, Dracena e Moréia.
Mas caso de um jardim totalmente aberto, algumas espécies podem não se adaptar em determinadas épocas do ano mais frias. Além disso, o excesso de água também pode ser muito prejudicial para algumas plantas.
Algumas pessoas não podem plantar direto na parede. Isso pode acontecer por diversos motivos. Por isso, o canal Vida no Jardim conta quais plantas podem ser plantadas em vasos e compor um jardim vertical. Essas espécies são de fácil cultivo e ideais para quem está começando.
Geralmente as suculentas são as escolhidas para criar terrários. Junto com os cactos e alguns artigos de jardim decorativos de terrário, o resultado fica simplesmente lindo!
Suas flores simples e de variadas colorações apresentam grande durabilidade. Pode ser plantada no jardim em formas de maciços ou em pequenos vasos para decorar a casa ou varanda. Deve ser cultivada em pleno sol ou meia-sombra. Dispensa regas com muita frequência. Coloque água apenas quando o solo estiver seco.
As orquídeas são delicadas e encantadoras. Elas gostam de locais iluminados, mas sem sol direto, por isso, são perfeitas para locais menos ensolarados, como os jardins de inverno. Podem ser cultivadas em vasos ou de forma suspensa.
A próxima espécie de planta para jardim que você também pode apostar é a Helicônia. Esta alternativa gosta muito de sol, por isso ela precisa estar em contato direto com sol.
A Espada de São Jorge é uma das espécies de plantas mais conhecidas no Brasil, isso porque ela é bastante cultivada. Esta espécie também é fácil de cuidar já que você só precisa molhar ela duas vezes por semana, ou ao perceber que ela está seca.
A hera é uma planta muito versátil, adaptável e multifuncional. A espécie se desenvolve bem a sol pleno ou à meia sombra e também suporta climas variados, inclusive geadas. Uma das principais utilizações da hera no paisagismo é como forração de muros.
Um dos fatores mais importantes para a sobrevivência de qualquer planta é a luminosidade. Portanto, verifique primeiro se a área disponível na sua casa para transformar em um jardim recebe luz solar suficiente e por quanto tempo durante o dia.
Existem muitos tipos dessa folhagem – a peperômia-melancia e a peperômia marrom são famosas. Porém, todas elas são ideais para o jardim vertical. Essa planta é de fácil cuidado e fica muito bonita se for colocada suspensa. Isso acontece devido à sua característica pendente. As regas devem ser feitas sempre que a terra estiver seca. Além disso, a peperômia deve ser plantada em um local com meia sombra. A luz direta pode queimar suas folhas.
As bromélias são plantas tropicais resistentes e ótimas para serem cultivadas em maciços no jardim ou isoladas em vasos. Apreciam o calor e a umidade, portanto, suas regas devem ser regulares, mas sem encharcar suas raízes. Prefira locais com luz indireta para mantê-las, pois a luz solar queima suas folhas.
Essa planta é muito conhecida pelos brasileiros. Ela também é chamada de gravatinha ou paulistinha. Ela tem vários benefícios. Por exemplo, ela purifica o ar do ambiente no qual se encontra. Isso faz com que ela seja indicada para ambientes internos. A gravatinha deve ser regada de duas a três vezes na semana, dependendo da umidade do ar.
Com folhas espetaculares, a costela-de-adão, pode ser plantada em vasos ou cultivada em canteiros no jardim. É uma planta que precisa de luz, mas sem insolação direta. Além disso, as regas devem ser regulares, mantendo o solo sempre úmido.
A primavera é uma planta de grande adaptabilidade, podendo ser cultivada de diversas formas, em canteiros, vasos e até diretamente no solo. Ela aprecia muito o sol, mas também resiste ao frio, geadas e chuva. Ela floresce no final do inverno e necessita de podas para manutenção, pois tem crescimento abundante.
Ela também é conhecida como Pacová. Por ser uma planta escandante, pode ser usada em muros e paredes. Ela pode ser cultivada tanto na área interna quanto na área externa. Os cuidados especiais com essa planta são vários. Por exemplo, seu substrato deve ter muita matéria orgânica e ser bem drenado. Além disso, as regas devem ser frequêntes.
Uma planta tropical, resistente e bem fácil de cuidar. Ideal para ser cultivada em vasos na varanda ou em ambientes internos. Requer pouca manutenção: basta regar duas vezes na semana e garantir um pouco de luz natural.
É, pode ser complicado e bastante trabalhoso manter um jardim saudável e bonito, mas nós vamos te ajudar a escolher as espécies certas e ideais para seu espaço e ainda dar dicas de como cuidar delas.
Conheça alguns tipos que você pode cultivar facilmente na sua casa e que são ótimas opções para quem não tem muito tempo ou nenhuma habilidade para a jardinagem. Confira a seguir uma lista com sugestões de plantas fáceis de cuidar:
As plantas para jardim vertical mudam a aparência de qualquer ambiente, não é mesmo? Então, é preciso escolher bem quais delas estarão no seu jardim. Além disso, as condições de iluminação ideal para cada planta é uma característica importante. Então, veja algumas plantas para o seu jardim vertical.