Fezes claras As fezes claras, ou esbranquiçadas, surgem quando existe muita dificuldade do sistema digestivo para digerir a gordura e, por isso, são um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares.
Dá só uma olhada na lista de coisas que podem deixar suas fezes coloridas.
O sangue vermelho vivo nas fezes, por exemplo, indica problemas no intestino, reto ou ânus, enquanto que se a cor do sangue for escura, indica que a origem do sangramento é mais alta, como na boca, esôfago ou estômago, por exemplo.
Alterações na cor. As fezes são formadas por uma mistura que contém restos alimentares não absorvidos, alimentos não digeridos, bactérias, água, enzimas digestivas e bile. A presença da bile é que dá a coloração habitual do cocô, que varia de castanho claro a castanho escuro.
As causas são hemorroidas, fissuras anais, divertículos intestinais, colites, Doença de Crohn, pólipos, câncer colorretal, angiodisplasia ou tumores raros de intestino delgado como carcinóide.
A presença de sangue nas fezes geralmente é causada por uma lesão situada em qualquer ponto do sistema digestivo, desde a boca até ao ânus. O sangue pode estar presente em quantidades muito pequenas e não ser visível ou ser bem aparente.