EQST

Como Funcionava O Sistema De Exploraço De Economia?

Como funcionava o sistema de exploraço de economia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como funcionava o sistema de exploração de economia?

Resposta. Explicação: As ações da empresa são compartilhadas entre o estado e entes privados, sendo que o estado detém a maior parte das ações com direito a voto na empresa. Além disso, para ser caracterizada como economia mista, a empresa deve ser registrada como sociedade anônima.

O que era a Mita Brainly?

Mita era uma forma de trabalho compulsório herdada dos incas pelos espanhóis à época colonial. A prática da mita trouxe efeitos devastadores sobre a saúde daqueles que eram escolhidos para o trabalho compulsório e contribuiu significativamente para a desestruturação de inúmeras comunidades indígenas.

O que são as guerras justas?

Segundo a lei de 1570, "guerras justas" eram aquelas autorizadas pela Coroa ou pelos governadores ou as travadas em legítima defesa contra os ataques indígenas. ... 4 Essa situação é reveladora de uma “política indigenista” que era aplicada aos índios aldeados e aliados e outra aos considerados inimigos.

Quem eram os criollos Brainly?

Resposta: Os Criollos eram os brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones. ... Eles tinham dinheiro mas não tinham acesso aos cargos mais altos porque esses cargos só podiam ser dos Chapetones.

Como funcionava a Mita no Império Inca?

Além disso, os incas desenvolveram uma forma de trabalho compulsório que se chamava mita. A mita determinava que todo trabalhador inca deveria trabalhar para o estado por um determinado período no ano.

Como funcionava o pagamento da Mita Inca?

E consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas. Os homens eram sorteados, e em geral trabalhavam quatro meses, recebendo um pagamento. Cumprido o prazo, deveriam retornar à comunidade, que por sua vez deveria enviar um novo grupo de homens.

Quais eram as tarefas executadas pelos Mitayos?

tinha como objetivo a planificação da economia.

Qual era a função dos Vice-reis na América espanhola?

Cargos Políticos nas Colônias Espanholas Vice-Rei: era o cargo mais alto dentro desta estrutura e ocupado por um nobre ou fidalgo diretamente indicado pelo Rei. Possuía autoridade máxima e dele dependiam algumas Capitanias Gerais. ... Governadores: auxiliavam o vice-rei ou o capitão-geral a administrar o território.

Qual a função dos Vice-reis?

Vice-Rei foi o título, usado em algumas monarquias da Europa, para designar os governadores e representantes do rei numa província afastada ou num território ultramarino.

Quais eram as atribuições dos Vice-reis no Brasil?

5 Segundo Hespanha desde 1549 os governadores-gerais ou vice-reis eram “a cabeça do governo do Estado, gozando de supremacia sobre donatários e governadores das capitanias, devendo estes obedecer-lhes e dar-lhes conta do seu governo”.

Qual foi a principal atividade econômica da América espanhola?

O fator mais importante pela colonização espanhola foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas que provinham, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. ... Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura passaram a ser as atividades básicas da América Espanhola.

O que os criollos queriam?

Essa política desagradou aos criollos (que queriam o livre comércio, ou seja, comercializar com outros países) e aos comerciantes espanhóis (que queriam a exclusividade no sistema de porto único de Sevilha). ... Muitos dos criollos eram comerciantes e desejavam o livre comércio para o aumento dos lucros.

Qual a principal mão de obra utilizada na América espanhola?

A população indígena foi responsável por grande parte da mão-de-obra empregada na colonização espanhola em um regime escravista, os escravos africanos ao contrário do Brasil eram minoria , além dos mestiços que realizavam apenas atividades auxiliares na exploração colonial.

Como era a organização social da América espanhola?

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em: Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos. Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.

Quais são as características de cada um dos principais grupos sociais da América espanhola?

Resposta. A elite local era formada por pessoas nascidas na Espanha, os peninsulares - responsáveis por quase todos os cargos da administração colonial, e por descendentes de espanhóis, os criollos, que eram proprietarios de terra e de escravos.

Quem eram os Chapetones na América espanhola?

Os chapetones eram colonos criados na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente americano.

Quem eram os Chapetones E o que faziam?

Os chapetones eram colonos criados na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente americano.

Como eram chamados os filhos de espanhóis nascidos na América?

Na América Espanhola Os filhos dos grandes aristocratas europeus - em especial espanhóis - que tinham filhos nascidos em terras americanas, chamavam a seus filhos de criollo. O termo era, então, usado como sinônimo para todo aquele que nascesse fora de seu país de origem.

Qual era o objetivo dos espanhóis na América?

A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história. ... O objetivo inicial de Colombro era alcançar a Ásia – chamada de “Índias” –, entretanto, a expedição de Colombo resultou na chegada dos europeus ao continente americano e iniciou o processo de ocupação e colonização.

Qual era o principal objetivo da colonização?

O objetivo principal desses colonizadores eram os metais preciosos , esse objetivo ia sempre contra aos povos indígenas pois eram escravizados , pilhados e convertidos .

Quais foram as consequências da chegada dos espanhóis na América?

A principal consequência da hispanização foi a consolidação das colônias espanholas por todo o território americano. Para isto: As grande civilizações nativas, bem como os seus símbolos políticos, foram apagadas; ... a Coroa Espanhola muito enriqueceu com a exploração das suas colônias americanas.

Quais foram as consequências para os indígenas a partir da chegada dos portugueses e espanhóis no continente americano?

Os indígenas que estavam localizados no território nacional passaram por grandes entraves após o processo de chegada dos portugueses e espanhóis, haja vista que vivenciaram um verdadeiro choque cultural, além de situações de dominação e atividades compulsórias.

Qual foi a principal motivação para a chegada dos espanhóis à América?

A chegada dos espanhóis ao continente americano aconteceu durante o processo das grandes navegações, que ocorreram a partir do século XV em virtude da necessidade de encontrar novas rotas comerciais para expandir o comércio europeu.

Quais foram as conquistas de Portugal e Espanha?

As conquistas marítimas espanholas: - Em 12 de outubro de 1492 , a expedição marítima comandada por Cristovão Colombo chega à América. -Em 1499 , a expedição comandada pelo navegador espanhol Alonso alcançou o foz do rio Orinoco e chegou a ilha de Margueritta (atual Venezuela).