Quando sentimos o ouvido abafado parece que existe algo bloqueando a passagem do ar, e isso dificulta a capacidade auditiva. O problema, em geral, ocorre por conta de uma diferença de pressão entre a parte mais externa da orelha e a região média do canal auditivo.
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos
Para utilizar esta técnica deve-se colocar 2 a 3 gotas de óleo, azeite ou óleo johnson no interior do ouvido e depois colocar a cabeça inclinada para o lado do ouvido afetado, esperando alguns segundos. Por fim, se o inseto não sair sozinho, deve-se tentar abanar novamente a cabeça ou movimentar a orelha.
O ouvido pode ficar entupido quando há circunstâncias anormais no órgão, como o acúmulo de objetos, água ou cera, bem como labirintite, algum tipo de infecção e outros fatores que você verá neste artigo.
Você pode usar peróxido de hidrogênio para desobstruir as orelhas bloqueadas pela acumulação de cera. Usando um conta-gotas, coloque duas gotas de peróxido de hidrogênio, mas conhecido como água oxigena, à 3% na orelha afetada. Você vai ouvir uma efervescência. Aguarde 10 minutos ou até o efervescente parar.
Misture partes iguais de vinagre branco e álcool em uma tigela ou um copo. Pingue algumas gotas no ouvido, espere alguns segundos e depois incline a cabeça para o lado oposto a fim de que o líquido saia. O azeite é um dos melhores remédios para remover o excesso de cera, pois amacia e remove com facilidade.
Como fazer em casa
Uma das formas mais simples e eficazes de tirar a água dos ouvidos é inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. Outra forma é colocar um pouquinho de água morna numa seringa sem agulha e colocar no ouvido entupido.
As especialistas deram a dica para tirar a água do ouvido: dê pulinhos com a cabeça virada. Se a água não sair, pode pingar gotinhas de álcool 70%. O álcool evapora rápido, então a sensação é instantânea. Esse procedimento não é indicado para quem tem tímpano perfurado.
Lavagem: a lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal.
A limpeza deve ser feita somente por um especialista O otorrinolaringologista tem formação e materiais específicos para fazer a limpeza, que normalmente acontece com curetagem do cerume por meio de lavagem com seringa especial e soro fisiológico morno ou aspiração.
A aplicação do cerumin muitas vezes pode piorar a sensação de ouvido tampado, uma vez que derrete a cera que veda os espaços de ar que ainda permitiam alguma audição. Após a lavagem, caso o problema seja apenas cerume, a audição é restabelecida.
Soro fisiológico Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo. Mas tome muito cuidado para não queimar o ouvido! É perigoso.
No Brasil, os serviços de saúde costumam fazer lavagem de ouvido com soro fisiológico, em vez de água. Você pode usar qualquer um dos dois.
Evite água boricada e soro fisiológico O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.
O soro aquecido ajuda a combater a hipotermia das vítimas, que agrava o quadro das pessoas acidentadas e pode até matar.
Não existe uma quantidade certa de soro para se utilizar em cada lavagem. ... Utilize sempre o soro na temperatura ambiente ou levemente morno. Se precisar pode aquecer no micro-ondas. O soro aberto que fica guardado na geladeira deve ser usado em até 15 dias.
Se você não pode sair de casa no momento e precisa usar soro fisiológico, pode produzir o seu próprio soro sem nenhum problema. A fórmula é simples: Coloque um litro de água para ferver. Quando estiver fervendo, adicione 9 gramas de cloreto de sódio (sal de cozinha) e deixe ferver por mais alguns segundos.
O soro fisiológico estéril ou a água filtrada não devem ser aquecidos diretamente. Os líquidos devem estar um frasco fechado e ser mergulhados no recipiente com água quente até que fiquem mornos.
O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.
Também ideal para olhos cansados e inchados, a compressa de soro fisiológico é ainda mais simples. Basta embeber dois pedaços de gaze ou algodão com o soro bem gelado e aplicar nos olhos fechados por 15 minutos. O frio deixará os olhos com aspecto saudável novamente.
Coloque a ampola de soro fisiológico para gelar e retire do freezer quando ela estiver bem gelada. Em seguida, molhe uma gaze limpa com a solução e deixe em cima da perfuração por 15 minutos (molhando com mais soro gelado caso a solução fique em temperatura ambiente).
Lavar as mãos antes de tocar no piercing; Limpar a pele em volta do piercing utilizando uma gaze umedecida com soro fisiológico; Desinfetar a região com uma gaze umedecida com iodopovidona ou Povidine, por exemplo; Finalizar secando a região em volta do piercing usando uma gaze limpa e seca.
Tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno, nimesulida ou cetoprofeno, por exemplo, ajudam a melhorar a dor e o inchaço; Ter cuidado com a alimentação, pois existem tipos de comida que podem dificultar a cicatrização, como doces, refrigerantes, frituras e embutidos.
Compressa de salmoura: em um copo de água fervida adicione uma colher pequena ou uma pitada de sal marinho, dissolva por completo os cristais de sal. Espere ficar morna e embeba um algodão ou gaze nessa solução e faça compressa por 10 a 15 minutos diariamente no primeiro mês ou quando o Piercing estiver inflamado.
Bastar-lhe-á ferver um pouco de água num recipiente limpo e acrescentar sal marinho. Depois pode usar um ou mais cotonetes para limpar a área do piercing, retirando com cuidado qualquer excesso de crosta ou acumulação de líquido que se possa ter formado na área.