O canal medular (também conhecido como canal vertebral ou canal espinhal) é o espaço dentro das vértebras é onde passa a medula espinhal. Ele é um prolongamento da cavidade corporal humana dorsal e está encerrado dentro do forame vertebral.
Em uma vértebra típica, o forâmen vertebral é a abertura formada pelo segmento anterior do corpo da vértebra e a parte posterior, o arco da vértebra. ... O forame vertebral começa na vértebra cervical 1 (C1 ou atlas) e continua até a porção inferior da vértebra lombar 5 (L5).
Décima vértebra torácica (T10): T10 possui uma faceta articular completa (não hemi-faceta) de cada lado, que está localizada na superfície lateral do pedículo.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
A Coluna Cervical (C1 -C7) é composta pelas primeiras sete vértebras. Inicia bem abaixo do crânio e termina no topo da coluna torácica. A coluna cervical tem o formato de um C invertido (curva lordótica) e é muito mais móvel do que as regiões torácica ou lombar.
Anatomia do dorso: visão geral. O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.
A coluna cervical é dada como uma das regiões que compõem a estrutura da coluna vertebral, ocupando a região inteira do pescoço. Sua área é formada por 7 vértebras, e sua principal função é a sustentação da cabeça.
A região mais flexível da coluna é a cervical, que consiste de 7 vértebras, discos intervertebrais entre elas que são responsáveis por absorver o impacto, músculos e ligamentos que ajudam a manter a coluna no lugar. Na parte superior há a conexão da coluna cervical com a base do crânio.
Sacroileíte é termo usado para inflamação em uma ou ambas articulações sacroilíacas, local de comunicação entre a coluna vertebral e a bacia. O problema pode ocorrer por diferentes motivos e é tipicamente acompanhado de dor e rigidez lombar, dor nas nádegas e, eventualmente, dor irradiada para os membros inferiores.
O cóccix (pronuncia-se "cók-sis") é um pequeno osso da parte inferior da coluna vertebral. É constituído por quatro vértebras coccígeas, soldadas entre si, sendo as inferiores progressivamente menores. A vértebra superior apresenta uma faceta elíptica que se articula com o sacro.
O que fazer: a melhor forma de aliviar a dor de uma pancada no cóccix consiste em aliviar a pressão sobre o osso e, por isso, deve-se evitar ficar sentado ou deitado de barriga para cima. Nas primeiras 48 horas também se pode aplicar compressas geladas no local para reduzir a inflamação e aliviar a dor.