Um par solitário é um par de elétrons de valência sem ligação ou compartilhamento com outros átomos. Eles são encontrados na mais externa camada de elétrons de um átomo, assim pares solitários são um subconjunto de elétrons de valência de uma molécula.
Ligação pi
A fórmula estrutural do Dicloroeteno acima mostra que temos a presença de cinco ligações sigmas (as quatro ligações simples e uma das ligações da dupla). São elas: Uma entre dois carbonos que realizam duas ligações simples e uma dupla (sendo então representados por sp2). Assim, a ligação sigma é classificada em sp2-p2.
A molécula do etano apresenta seis ligações sigma envolvendo os elementos hidrogênio (orbital s) e carbono (orbital sp3, pois realiza apenas ligações simples), logo, possui seis ligações sigma do tipo s-sp3 (σs-sp3).
I) Ligação simples – um par de elétrons compartilhado pelos dois átomos. A molécula de água tem duas ligações simples. II) Ligação dupla – dois pares de elétrons compartilhados. III) Ligação tripla – três pares de elétrons compartilhados.
os átomos de carbono e oxigênio se ligam por ligação covalente na molécula de CO2. Este tipo de ligação ocorre com o compartilhamento de elétrons entre os átomos, de maneira que ambos adquirem a estabilidade eletrônica.
No caso da molécula de eteno (C2H4) temos duas ligações entre os carbonos, denominadas ligação σ (sigma) e ligação π (pi)....Ligação dupla.
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.