O smartphone e/ou tablet passa a ser a ferramenta de trabalho do Agente Comunitário de Saúde controlando as visitas periódicas, reduzindo tempo dos levantamentos e eliminando-se a necessidade de realizar tabulações manuais.
Para fazer o download (baixar) do sistema para instalação, basta acessar o site do e-SUS Atenção Básica, dentro do Portal do DAB, por meio do endereço: http://dab.saude.gov.br/esus.
Para iniciar o aplicativo, deve-se executar o arquivo "cds-app.sh" que está localizado no diretório raiz extraído, depois em "Abrir CDS" na janela que será apresentada. O aplicativo será aberto no navegador no endereço http://localhost:8090/esus.
Instalando o Esus no Linux
Para isso, faça o seguinte: 1.
Na tela “Administração” clique em “Exportar BPA”. automaticamente o órgão de origem. Selecione o ano e mês referente à competência desejada. de Informação Ambulatorial - SIA.
Para atualizar o sistema, acesse o link: https://aps.saude.gov.br/ape/esus/download.
Para isso, basta o usuário efetuar a autorização no próprio site. A ferramenta também permite a busca pelo hospital mais próximo através da pesquisa por geo-referenciamento das unidades de saúde de todo o Brasil. Além de ter acesso à lista dos estabelecimentos e dos medicamentos do Farmácia Popular.
No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.
O prontuário médico em suporte de papel deve ser preservado pelo prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro.
Como organizar o prontuário do paciente
Afinal, por quanto tempo é preciso guardar os exames dos pacientes? O prontuário médico, os exames realizados e os registros manuscritos das condutas terapêuticas devem permanecer por, no mínimo, 20 anos no local onde o paciente foi assistido - é o que preconiza a resolução CFM Nº 1.
Armazenamento de exames de imagem e a legislação Os exames que incluem imagem e laudo são parte do prontuário médico e devem ser armazenados nas instituições por 20 anos, seja no formato físico ou digital. Após esse período, os documentos podem ser eliminados ou entregues ao paciente.
- Exames de sangue tem validade de 6 meses (com exceção do exame de Zika Vírus que tem validade de 30 dias.) - Histeroscopia diagnóstica - Pode ser repetida a qualquer momento a critério médico. - Histerossalpingografica tem validade de 10 anos. - Exames da rotina ginecológica tem validade de 1 ano.
Recibos de serviços de prestação contínua, casos das contas de água, luz, telefone, internet, escola e até do cartão de crédito, devem ser guardados por um ano. Após esse prazo, os recibos mensais podem ser substituídos pela declaração anual de quitação enviada pelo prestador de serviços.
cinco anos
10 (DEZ) ANOS – Folha de pagamento e sistemas eletrônicos de dados trabalhistas e previdenciários. 20 (VINTE) ANOS – Instruímos manter arquivado por este período os documentos comprobatórios para sua aposentadoria junto ao INSS. 30 (TRINTA) ANOS – Para empresas deve-se arquivar por este período o FGTS, GFIP e GRFC.
Consumidor deve ter cuidado ao jogar fora documentos
Prazo de guarda de cinco anos: Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
Os documentos trabalhistas e previdenciários devem ser guardados por 30 anos, eles são: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); Guia recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social (GFIP); Guia de recolhimento rescisório do FGTS e da contribuição social (GRFC).
Validade do procedimento Um estudo analisando a validade do exame concluiu que o número mínimo de medidas necessárias em 24 horas deveria ser de, pelo menos, uma medida a cada 30 minutos.