Xangô é representado pelo Sèrè (chocalho sagrado). Dia: quarta-feira, bom para indústria. Oferenda: Eran àjàpá epo: carne de cágado no dendê.
Oração de Xangô para pedir justiça Soberano Senhor do equilíbrio e da equidade, velai pela inteireza do nosso caráter. Ajudai-nos com Vossa prudência. Defendei-nos das nossas perversões, ingratidões, antipatias, falsidades, incontenção da palavra e julgamento indevido, dos atos dos nossos irmãos em humanidade.
Como fazer: Separe sete quiabos inteiros para enfeitar o amalá, cortando o restante em rodelas finas, cortando depois a cebol, falando e mentalizando seus pedidos. Misture a cebola cortada com os quiabos, colocando na gamela, enfeitando por cima os seus quiabos inteiros. Regue com mel a oferenda.
Firmeza Simples de Xangô Pegue uma vela marrom, uma branca e uma vermelha e envolva-as com as fitas amarrando-as junto. Acenda as velas e faça uma prece de coração, pedindo o amparo do Orixá Xangô nas suas necessidades, que ele afaste a injustiça, a calúnia e a difamação.
(Segundo o dicionário do Google). “Acender vela vermelha ou azul pra Ogum? Xangô é Marrom!” Essas frases são ditas por todos os iniciantes e até mesmo por alguns dos mais “escolados” dentro da Umbanda.
Saudação para o Orixá Xangô! Em idioma africano. Kaô Cabecilê!
Cor de vela: Marrom para xangô e amarela para Iansã. Quinta-feira: Oxóssi - Orixá das matas e suas linhas: caboclos e caboclas.