Hoje, existe uma grande variedade de tipos de microscópio para diferentes tipos de aplicações, divididos entre três categorias principais: a microscopia de luz, microscopia eletrônica e a microscopia de ponta de prova.
Para calcular o aumento total de um microscópio teremos, pois, que multiplicar o aumento próprio da objetiva pelo aumento da ocular. Ocular: é uma lupa. As mais simples possui no seu interior duas lentes e um diafragma. No interior da ocular temos então: lente de campo, diafragma e a ocular propriamente dita.
O microscópio óptico Ele é composto por dois jogos de lentes, sendo elas a objetiva e ocular, montadas em extremos opostos de um tubo fechado. O principal objetivo é criar uma imagem real do objeto examinado, quando se observa através da lente ocular se vê uma imagem virtual aumentada da imagem real.
Qual o aumento final obtido quando se usa uma objetiva de 100 X e ocular de 10 X ? R. para conseguir esta resposta basta que se multiplique o valor impresso em cada um dos dois itens 100 X 10 = 1000X.
Por exemplo, se a objetiva usada aumenta 5X e a ocular aumenta 10X, o objeto está sendo observado com um aumento total de 50X. ... O maior deles é o macrométrico, que permite grandes avanços ou recuos da platina em direção à objetiva, enquanto o micrométrico permite pequenos avanços ou recuos.
As partes ópticas de interesse encontram-se presas à coluna, acima e abaixo da platina, sendo compostas pelas lentes oculares (podem estar presentes uma ou duas oculares) e objetivas, condensador e espelho. ...