O vestíbulo oral é delimitado externamente pelos lábios e bochechas e inter- namente pelos dentes e processos alveolares recobertos pela mucosa. A mucosa interna, tanto dos lábios como das bochechas, continua para cima e para baixo e forma um sulco que os une, que é o fórnice do vestíbulo.
A boca é a primeira porção do canal alimentar e comunica anteriormente com meio exterior através de uma fenda limitada pelos lábios, denominada rima bucal e posteriormente comunica com a orofaringe ou parte bucal da faringe, através de uma região estreitada denominada, istmo das fauces.
Na boca o alimento se mistura com a saliva, que é resultante da produção de enzimas pelas glândulas salivares (anexas ao sistema): parótidas, submandibulares e sublinguais. A língua movimenta o alimento para a orofaringe / hipofaringe e então para o esôfago.
Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido (existentes nos carboidratos - pão, macarrão, etc.) em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
substantivo masculino Indivíduo que não passou pelo processo cirúrgico de retirada do prepúcio, da membrana que recobre a extremidade do pênis, a glande; quem não foi alvo de circuncisão.
Sabe aquela depressãozinha que existe no lábio superior, entre a boca e o nariz? Então, o nome dessa parte do corpo é filtro labial.
Significado de Churreia substantivo feminino [Neologismo] Parte superior dos dedos sobre a qual nascem pelos. [Por Extensão] Designação comum para a camada fina de pelos que se situa sobre os dedos das mãos e dos pés. Etimologia (origem da palavra churreia).
Essas lesões podem demorar até 3 meses para sua completa consolidação. A fratura da base do primeiro metatarso exige maior atenção e cuidado. Caso acometa a articulação ou possua vários fragmentos, ela deve ser tratada cirurgicamente.
8) Em até duas semanas, o calo, formado também por tecido fibroso e cartilaginoso, consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso. Em seis semanas, a fissura desaparece. 9) A fase seguinte, que pode durar meses, é a da consolidação, quando ocorre a calcificação do osso.