A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - 4a Edição (WISC-IV) - é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual das crianças e o processo de resolução de problemas.
O teste Wisc IV é aplicado por uma psicóloga e consiste em subtestes que identificam a capacidade intelectual por meio de uma escala quantitativa de inteligência (Q.I.).
Com base nas tabelas de conversão de teste Wechsler, alguém com uma pontuação de escala completa entre 90 e 110 é considerado médio. De 111 a 119, a pessoa tem um QI acima da média, que não é Superior e nem Muito Superior (Superdotação). Com uma pontuação de 130 ou mais, a pessoa é considerada superdotada.
A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4ª Edição (WISC-IV) – é um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas em crianças entre 06 anos e 0 meses a 16 anos e 11 meses.
A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV) foi utilizada, pela equipe de neuropsicologia, para avaliar o funcionamento intelectual e as funções executivas das crianças. Apenas os subtestes obrigatórios foram empregados na avaliação do desempenho das crianças.
Os subtestes medem diferentes capacidades e estão agrupados, como nas demais escalas de Wechsler, em um conjunto verbal de seis subtestes (Informação, Semelhanças, Aritmética, Vocabulário, Compreensão e Dígitos) e outro não-verbal ou de execução formado por sete subtestes (Completar Figuras, Arranjo de Figuras, Código, ...
Tal funcionamento sincronizado é possível a partir da Organização Perceptual (OP) – caracterizado como um processo no qual a informação visual se estrutura em padrões coerentes como os grupos, contornos, totalidades perceptivas, tamanho e a sensibilidade ao contraste – sendo este último, uma ferramenta empregada na ...
Os Princípios da Gestalt sobre a Organização Perceptual. ... Uma premissa subjacente estabelece que a organização perceptual ocorre instantaneamente, sempre que percebemos diversos padrões ou formatos. As minúsculas partes do campo perceptual unem-se para formar estruturas distintas das originais./span>
VII) Raciocínio matricial: avalia o processamento de informações visuais e raciocínio abstrato envolvendo quatro itens: padrões contínuos e discretos, classificação, raciocínio analógico e raciocínio em série.
O teste de QI de Execução é a medida da organização perceptual. Ele avalia algumas funções do Processamento Visual, Capacidade de Planejamento, Aprendizagem Não-Verbal, Habilidades para pensar e manipular estímulos visuais com rapidez de velocidade.
Três dos subtestes utilizados envolvem avaliação de habilidade verbal através da descrição de significados de palavras (Vocabulário, WASI), da extensão do vocabulário e da capacidade de estabelecer relações abstratas entre conceitos (RV, BPR-5) e da similaridade entre a função de duas palavras (Semelhanças, WASI).
Esse é subdividido em duas escalas: o QI Verbal, que avalia os processos verbais e de conhecimento adquirido, tendo uma maior semelhança com o conceito de inteligência cristalizada, e o QI de Execução, que mede a organização perceptual, capacidade de manipular estímulos visuais com rapidez e velocidade, e outros ...
O Índice de Compreensão Verbal (ICV), no WISC-III, que avalia a habilidade de apreender conhecimentos adquiridos, resulta do desempenho nos subtestes Informação, Semelhanças, Vocabulário e Compreensão.
A medida em ciências psicossociais Etimologicamente, psicometria representa a teoria e a técnica de medida dos processos mentais, especialmente aplicada na área da Psicologia e da Educação.
O que é a Teoria Clássica dos Itens (TCT)? Na TCT, o todo é o mais importante. Ao construir o instrumento, pensa-se na prova completa, em que cada questão constrói um conjunto coeso e que pode colaborar para uma análise de domínio do conhecimento./span>