O rendimento no gerador Define-se rendimento como sendo a divisão daquilo que está sendo usado pelo total fornecido para essa utilização. Aplicando essa ideia a um gerador teremos que o rendimento do mesmo é definido como sendo a potência útil dividida pela total.
A divisão da potência útil pela potência total, nos dá o rendimento ( ) do gerador. Isto significa que 75 % da energia produzida pelo gerador é fornecida ao circuito externo.
Equação para um gerador real, devido à resistência interna a perda de energia se dará por: ... v = E - i.r , o gerador real, fica caracterizado por dois parâmetros a f.e.m. E e a resistência interna r.
Basta usar a fórmula básica de potência, S = U x I. Assim, a corrente por fase será igual a 25K/220 = 113,63A. Lembrando que esta é a corrente máxima com a qual o gerador poderá alimentar as cargas a ele acopladas, independente do tipo de carga.
Então, para calcular a corrente de curto circuito na saída do transformador, basta pegar a corrente nominal desse transformador e dividir pela impedância percentual do mesmo. A ABNT na norma NBR 5356, estabelece valores típicos para a impedância percentual dos transformadores: 4% até 630KVA. 5% de 630KVA até 1000KVA.
Um ampere é a mesma coisa que um coulomb por segundo. Portanto, matematicamente, a intensidade de corrente é igual a quantidade de carga divida pela quantidade de tempo.