Antecedentes e fundação. Nos dias 25, 26 e 27 de março de 1922, grupos regionais admiradores da Revolução Russa (1917) se reuniram em Niterói para fundar o então denominado Partido Comunista do Brasil com a sigla PCB; tal encontro é considerado o primeiro congresso do partido.
:: Chávez, 66 anos: "Um líder que divide a História em duas, um antes e um depois" ::
O espaço foi mediado pela secretaria executiva do Foro, militante do Partido dos Trabalhadores (PT), Monica Valente. Dessa forma, as organizações fundadoras estiveram representadas, avaliando erros e acertos desse espaço de unidade de movimentos e partidos latino-americanos.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, que já infectou 16,7 milhões de pessoas em todo o mundo e vitimou 660 mil, a celebração dos 30 anos do Foro foi online.
Três décadas depois, o balanço é de que parte desses propósitos do Foro mantém vigência, num cenário ainda mais complexo de crise do capitalismo em nível mundial.
O Foro de São Paulo é uma organização que reúne partidos políticos e organizações de esquerdas da América Latina e o Caribe. Surgiu em 1990, fruto da articulação política do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, e do então dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva.
"O que nos ensinou nosso comandante Hugo Chávez é que devemos ganhar a batalha da verdade nas ruas, redes e muros. Nós somos de verdade e vamos seguir seu legado", assegurou o presidente Maduro.
1. Um projeto de pesquisa, em síntese, deve conter: (1) Introdução – mais ou menos 1 ou 2 páginas (2) Objeto – mais ou menos 2 ou 3 páginas (3) Metodologia – mais ou menos 1 página (4) Bibliografia – pode ser dividida entre a já lida para fazer o projeto e a que será trabalhada durante a pesquisa, como fonte sobre o objeto ...
O PCB, defendendo a bandeira da luta pela democracia através da formação de uma "frente ampla" desde 1965, presta apoio à transição democrática e aos primeiros anos do governo de José Sarney.
Nesse sentido, destacou a presença de 45 brigadas médicas cubanas, com 3.700 profissionais do contigente Henry Reeve, em 38 países, ajudando a combater a pandemia do novo coronavírus e dando exemplo da solidariedade e internacionalismo cubanos. Estima-se que cerca de 8 mil infectados com o sars-cov2 foram salvos pela atenção dos médicos e enfermeiros cubanos, por isso nos cinco continentes, movimentos se somam à campanha pelo prêmio Nobel da Paz à Cuba.
Métodos filosóficos incluem questionamento, a discussão crítica e argumentação racional. Um filósofo é alguém que pratica a filosofia, que envolve investigação racional em áreas que estão fora de qualquer dogma teológico ou da ciência. O termo "filósofo" vem do grego philosophos que significa "amante da sabedoria".
Na Nicarágua, no dia 23 de julho, comemoraram 41 anos do triunfo da Revolução Sandinista, liderada por Daniel Ortega, Carlos Fonseca e Tomás Borge, da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FLSN), que terminou com as ditaduras da família Somoza, iniciadas em 1937.
O Foro de São Paulo é uma organização de esquerda, que reúne mais de 120 partidos políticos de quase 30 países da América Latina e do Caribe. Criado em 1990, por iniciativa dos ex-presidentes Fidel Castro e Luiz Inácio Lula da Silva, que, na época, era dirigente do PT, teve como ponto de partida um seminário internacional que discutiu a crise do socialismo após a queda do Muro de Berlim, em 1989. Como o primeiro encontro aconteceu na cidade de São Paulo, o Foro acabou ganhando o nome da capital paulista. E, a partir daí, o movimento se consolidou.
Especialmente na primeira década dos anos 2000, o Foro viveu o auge pela ligação com presidentes de importantes países do continente. Em 2019, Caracas, na Venezuela, foi sede do último Encontro Anual do Foro de São Paulo. Entre as discussões, a libertação de Lula, até então preso após condenação em processo da Lava Jato. O evento provocou a reação de vários adversários políticos. Entre eles, o presidente Jair Bolsonaro, que, nas redes sociais, mencionou a ligação da organização com as Farc e facções criminosas.
Brasil
"Agora está mais visível e aterradora a real, desumana essência do capital e o seu auge descontrolado sob as regras impiedosas do neoliberalismo. Os paradigmas neoliberais caíram em descrédito. Aceitam ou não os seus seguidores, a história do seu experimento econômico está por terminar ou se comprometerá ainda mais a existência humana", asseverou.
"Esse sempre foi um fórum inclusivo, nunca excluímos ninguém, porque os setores revolucionários, de esquerda, progressistas, temos que nos caracterizar pela inclusão e pelo debate plural, democrático", disse Maduro.
O primeiro encontro ocorreu no dia 4 de julho de 1990, em São Paulo, daí a origem do nome. Essa é a origem do seu nome. Na época, foi considerado o maior evento de partidos e movimentos populares do continente americano. Nesses 30 anos foram realizados 25 edições do evento.
"Numa conversa que tive com Fidel na época, coincidimos que seria importante analisar esta nova conjuntura e seus impactos para a América Latina e o Caribe e decidimos que o PT poderia convocar um encontro de partidos e de movimentos políticos de nossa região para discutir este tema e as iniciativas que deveríamos adotar. Porém, não imaginávamos inicialmente que esse encontro de partidos e movimentos chegasse onde chegou", afirma Lula em carta.
O Foro de São Paulo completou 30 anos de existência no dia 4 de julho. Para celebrar a data, foi organizado um encontro virtual entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Nicarágua, Daniel Ortega, na última terça-feira, 28 de julho - aniversário do líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez Frías.
Para a ala esquerda, a organização tem papel importante na articulação de lutas populares e no fortalecimento de movimentos sociais. Para a ala direita, trata-se de mais uma ameaça comunista, para alguns até criminosa, que avança contra o capitalismo e a democracia. O fato é que, com a derrota nas urnas de líderes da esquerda nos últimos anos, o Foro acabou escapando aos holofotes. Mas, segundo consta na página oficial da organização, as atividades continuam acontecendo. Tá Explicado?
"Os governos que alcançamos mostraram ao mundo que é possível construir justiça social, inclusão, desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, integração regional soberana. Estabelecemos a América Latina e o Caribe como uma zona de paz no mundo. Sempre com unidade em nossa diversidade e pluralidade", assegurou Valente.
julho de 1990
Desde a sua fundação, apresenta-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de organização social. ... O PT nasceu com uma postura crítica ao reformismo dos partidos políticos social-democratas.
Partidos comunistas em países oficialmente comunistas
“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.
O PCB, defendendo a bandeira da luta pela democracia através da formação de uma "frente ampla" desde 1965, presta apoio à transição democrática e aos primeiros anos do governo de José Sarney.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro que define-se como sendo de esquerda e baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo.
Comunismo (do latim communis, comum, universal) é uma ideologia política e socioeconômica, que pretende promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseada na propriedade comum dos meios de produção.
18 de fevereiro de 1962, São Paulo, São Paulo, Brasil
18 de fevereiro de 1962, São Paulo, São Paulo, Brasil
O PCB era legal desde 1945. ... Encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral um pedido de cassação do registro do PCB, tendo em vista uma declaração de Prestes, numa entrevista, de que, em caso de guerra entre o Brasil e a URSS, o PCB ficaria do lado da URSS. Na verdade, o que houve foi uma distorção das palavras de Prestes.
25 de março de 1922, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Partido político de âmbito nacional fundado em março de 1922 com o nome de Partido Comunista do Brasil, sigla PCB. A alteração do nome para Partido Comunista Brasileiro ocorreu durante a conferência nacional realizada em agosto de 1961, e teve como finalidade facilitar o registro eleitoral do partido e sua legalização.