O flicker ou cintilação define-se como “impressão subjetiva de flutuação da luminância”. É um fenômeno de origem fisiológica visual sentida pelos usuários de lâmpadas alimentadas por um circuito comum à iluminação e a uma carga perturbadora.
Fenômeno caracterizado pela variação aleatória, repetitiva ou esporádica do valor eficaz ou de pico da tensão instantânea.
Os afundamentos por razões internas são em geral provocados por partidas de grandes motores que consomem grandes volumes de energia reativa e que não são suportadas adequadamente pelas redes e circuitos de distribuição, normalmente, em função de baixa potência de curto-circuito do seu conjunto.
As oscilações de potência ocorrem quando a energia elétrica das concessionárias é reduzida, em geral no fim da tarde de um dia quente de verão ou durante tempestades. ... Nas oscilações de potência planejadas, uma concessionária reduz o consumo de energia temporariamente em horários de pico de demanda.
A energia elétrica é fornecida em 3 fases e um neutro, existente nos postes da rua. Para as residências, são entregues 2 fases e o neutro, em geral. ... A esse fenômeno é comumente chamado de "meia fase" pela população e é devido a alguma fuga de corrente no circuito da construção, para propiciar a passagem de corrente.