Artérias: tronco braquiocefálico, subclávia, carótida comum, carótida externa, artérias carótidas internas. Veias: veias jugular interna, jugular externa, jugular anterior, subclávia e braquiocefálica.
São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra.
Tipos de Artérias As artérias podem ser divididas em três tipos de acordo com o seu calibre (diâmetro), são elas: elásticas, musculares e arteríolas.
Podemos dividir a artéria em três porções: aorta ascendente, arco aórtico e aorta descendente. (Descreveremos melhor cada uma dessas partes no próximo tópico.)
A aorta se inicia no coração, na base do ventrículo esquerdo, e termina à altura da quarta vértebra lombar, onde se divide nas artérias ilíacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo através da circulação sistêmica.
A aorta origina-se a partir do VE e é subdividida em aorta torácica (ascendente, arco aórtico e descendente) e aorta abdominal. A aorta ascendente emerge do VE e seus primeiros ramos são as artérias coronárias, as quais se estendem a partir do seio coronariano e fornecem sangue arterial para o coração.
O arco aórtico, ou aorta transversa, fornece três ramos que suprem a cabeça e os membros superiores....Eles são:
A aorta é uma das maiores e mais importantes artérias do corpo humano responsável por levar oxigênio para todo o organismo. Dela derivam todas as outras artérias, com exceção a pulmonar.
Veia femoral
Hemorragia arterial Quando uma artéria é rompida ou cortada e o sangramento ocorre em jatos intermitentes, acompanhando o bombeamento cardíaco, esta situação já é bem complicada e requer mais atenção. Por se tratar de uma artéria de grosso calibre, a saída de sangue é muito rápida e em grande quantidade.
Um dos métodos mais indicados para estancar temporariamente pequenos sangramentos consiste em elevar a parte atingida a um nível superior ao do coração e, depois, aplicar pressão direta sobre o ferimento com uma compressa seca por pelo menos 5 minutos.
A artéria carótida é a artéria que nutre todos os tecidos acima do pescoço, o cérebro, se ela for cortada, o cérebro irá ficar sem sangue, levando a hipoxia, e a morte do tecido nervoso.
Uma amostra de sangue de uma artéria é normalmente feita a partir do interior do punho (artéria radial), mas também pode ser retirada a partir de uma artéria na virilha (artéria femoral) ou do lado de dentro do braço acima da prega do cotovelo (artéria braquial).
A gasometria arterial é realizada por punção na artéria do braço ou perna do paciente. No entanto, a artéria radial tem prioridade para a coleta de sangue. Nesse caso, é preciso realizar a punção da pele e da parede da artéria seguindo seu trajeto.