Surge o lanugo (uma espécie de penugem que protege o corpo), assim como as sobrancelhas e cabelo. As bochechas e a ponta do nariz também começam a aparecer. Os órgãos genitais ficam evidentes, fazendo com que seja possível a identificação do sexo da criança.
O quarto mês vai das 13 até as 16 semanas. Nessa fase, o útero começa a sair da bacia. No início do mês, ele vai estar a oito centímetros abaixo do umbigo. No final, já vai ter crescido o dobro e você poderá senti-lo a quatro centímetros do umbigo.
A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.
Enjoos, cansaço e cólicas Durante o quarto mês da gestação, os enjoos são reduzidos se comparados ao primeiro trimestre. Ainda podem estar presentes, mas serão mais incomuns. Além disso, em geral, outros sintomas como as cólicas e o cansaço intenso tendem a ser reduzidos também.
Por volta do segundo e terceiro trimestres, as mães estão sempre à espera de sentir um pontapé, um movimento...
Dor abdominal na gravidez provocada pela própria gravidez Episódios de dor abdominal ou pélvica costumam surgir nos primeiros meses de gravidez e podem durar até o momento do parto. A dor abdominal “normal” da gravidez não costuma ser constante, mas pode aparecer com grande frequência ao longo dos 9 meses de gestação.
A ansiedade e o estresse são situações comuns durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre, e podem também fazer com que ocorra a insônia, isso porque é muitas vezes difícil relaxar e descansar diante dessas situações, podendo o sono ser pouco revigorante e levando a mulher a acordar várias vezes durante a ...