O exame de colesterol total - também chamado de lipidograma - mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. Este exame de sangue ajuda a determinar o risco de obstrução das artérias por formação de placas de gordura (aterosclerose).
O colesterol total deve ser sempre abaixo de 190 mg/dL. Ter o colesterol total alto nem sempre significa que a pessoa está doente, pois pode ocorrer por um aumento colesterol bom (HDL), o que também faz subir os valores do colesterol total.
Conheça algumas sugestões de hábitos de como baixar o colesterol:
Assim, na alimentação das pessoas com diabetes, os alimentos com hidratos de carbono complexos (amido), como a massa, arroz, batata, feijão, grão, ervilhas, favas ou lentilhas, também devem fazer parte das refeições.
Consuma 3 ou mais porções de legumes ou verduras e 2 ou mais porções de frutas ( como sobremesa e lanches, diariamente). Sempre que possível, ingira feijões, lentilha, ervilha, fava , grão de bico ou outras leguminosas, de preferência 4 vezes por semana.
Então, sempre que puder, dê preferência às verduras, legumes e frutas fibrosas. Portanto, as folhas verde-escuras e vegetais como a alface-crespa são boas opções. Da mesma forma, os legumes, como a cenoura, a abóbora, o aipo, pepino e o pimentão são ótimos para a dieta do diabético.