A Máscara Não Reinalante é um dispositivo muito utilizado em salas de emergência e UTI, onde a princípio compõem por uma máscara facial com duas portas de exalações, uma delas contendo uma válvula unidirecional.
A máscara com reservatório é considerada uma máscara de alta concentração de oxigênio, podendo chegar a 95% quando operada entre 10 a 15 litros de oxigênio por minuto. Os sistemas de alto fluxo de oxigênio fornecem concentração do gás igual ou superior ao fluxo inspiratório máximo do paciente.
Pediátrico: - Medida interna do prong.: 2,59mm, - Medida interna da conexão: 5,42mm, - Medida externa do prong.: 3,38mm, - Medida externa da conexão: 11,24mm; Neonatal: - Medida interna do prong.: 0,57mm, - Medida interna da conexão: 5,74mm, - Medida externa do prong.: 1,53mm, - Medida externa da conexão: 11,60 mm.
A cânula nasal de alto fluxo (CNAF) é uma alternativa inovadora de suporte respiratório, sem máscara e mais confortável. O dispositivo fornece ao paciente uma mistura aquecida, umidificada, um fluxo contínuo podendo atingir até 60 litros por minuto e uma fração de oxigênio de até 100%.
O catéter intranasal ou nasofaríngeo tem sido utilizado no Brasil especialmente pelo seu baixo custo. Normalmente é prescrito para oxigenioterapia a curto prazo para administração de baixas a moderadas concentrações de oxigênio.
O cateter de artéria pulmonar (CAP) é um dispositivo (um tubinho de borracha) utilizado em unidades de terapia intensiva (UTI) para medir a pressão dentro do coração e nos vasos sanguíneos dos pulmões e para monitorar pacientes.
Esta terapia é feita em casa através de cateter nasal, colocado nas narinas, e o oxigênio é oferecido a partir de um cilindro, que é um recipiente de metal onde o oxigênio é armazenado e somente deve ser administrado a quantidade prescrita pelo médico.
O Cateter Nasal Tipo Óculos Biobase é um produto para uso hospitalar que permite aplicações de oxigênio. Ele oferece perfeita adaptação do conector à cavidade nasal, para melhor aproveitamento do oxigênio. O tencionador proporciona ajuste preciso para maior conforto do usuário.
A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada.
Procedimento
Ela é feita por meio de administração de oxigênio um concentrador de oxigênio, conforme a prescrição de um médico, que identificará a necessidade de cada paciente”, explica Eduardo Partata, fisioterapeuta e especialista da CPAPS. Para saber mais sobre a oxigenoterapia, clique aqui!
O oxigênio é uma necessidade vital para nós, seres humanos. No processo respiratório, o ar que respiramos possui 21% de gás oxigênio. A oxigenoterapia é indicada para aumentar ou manter acima de 90% o nível desse gás, que é trocado entre o sangue e os tecidos.
Materiais:
O objetivo da oxigenoterapia é corrigir a hipoxemia, através da otimização da oferta de oxigênio e, consequentemente, manter a oxigenação tecidual adequada, além de promover a diminuição da carga de trabalho cardiopulmonar através da elevação dos níveis alveolar e sanguíneo de oxigênio.
A oxigenoterapia refere-se à administração de oxigênio suplementar, com o objetivo de aumentar ou manter a saturação de oxigênio acima de 90%, corrigindo assim os danos causados pela hipoxemia. Esta técnica possui como principal objetivo aumentar o nível de oxigênio que é trocado entre o sangue e os tecidos.
Quais são os tipos de sistemas de oxigênio? O oxigênio pode ser ofertado em três tipos de sistemas: concentrador de oxigênio, sistema líquido ou oxigênio pressurizado em um cilindro de metal. A escolha certa depende de quanto e quando você precisa dele, e de suas atividades diárias.
São exemplos de sistemas de baixo fluxo em oxigenoterapia:
Desta forma, os principais tipos de VNI são:
A primeira consiste em uma ventilação que é iniciada e/ou finalizada exclusivamente pelo ventilador, sem qualquer interferência do paciente e esta se subdivide em ventilação mandatória assistida (disparo por pressão ou fluxo), ventilação mandatória controlada (disparo por tempo), ou ventilação assistida/controlada (o ...
Ventilação: quais são os tipos?
Em contrapartida, a ventilação não-invasiva mediante aplicação de pressão suporte e pressão expiratória final positiva, assim como pressão positiva contínua, por meio de máscaras nasais ou faciais, diminui o trabalho muscular e melhora a troca gasosa por recrutamento de alvéolos hipoventilados.