O Estado do Mato Grosso do Sul pode ser mapeado e dividido em 4 partes, de acordo com as danças:
As mais conhecidas são Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural.
Os instrumentos utilizados são: viola de cocho, o ganzá, o adufe e o mocho. Os versos são cantigas populares, do cotidiano da região.
As músicas, influenciadas pelas polcas, guarânias e o chamamé, embalam um cardápio plural e exótico na culinária que nasceu híbrida, com produtos e preparos portugueses, indígenas, africanos, asiáticos e hispânicos.
Agogô: instrumento do tipo idiofone, também de origem africana, que é constituído por duas campânulas de metal, percutidas por uma vareta do mesmo metal. O agogô de metal é utilizado nas danças de origem africana e similares, como capoeira e candomblé, por exemplo. Atabaque: é um instrumento musical de percussão.
Nestes instrumentos, o som é produzido pela vibração de uma superfície ou de uma membrana.
Os instrumentos musicais são classificados em 4 grandes famílias: cordas,madeiras,metais e percussão. ... Nesta categoria também estão o Piano (cordas percutidas) e o cavo (cordas beliscadas).
Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordofones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones.
Instrumento de cordas
O Violão pertence à família dos instrumentos de cordas, isto é, instrumentos que emitem som a partir da fricção, ponteio ou dedilhado de cordas.
A família de instrumentos de corda é: Alternativa A) Harpa, violão, bandolim. Instrumentos de cordas ou cordofones são aqueles que produzem som por meio da vibração das cordas. ... Instrumentos de cordas esfregadas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo., etc.
Instrumentos de cordas incluem o violino, viola, violoncelo, contrabaixo e harpa. A família de instrumentos musicais de cordas possuem instrumentos com corpos de madeira cujas costas e frentes são ligeiramente convexo.
Violão