Minamata é uma cidade japonesa que sofreu graves conseqüências devido a contaminação por mercúrio. Centenas de pessoas morreram e milhares tiveram anomalias que acabaram passando para as novas gerações.
Foram encontrados cristais de mercúrio orgânico nos dejetos da indústria química Chisso. O mercúrio era despejado em um rio que desaguava no mar, o principal fornecedor de alimentos às comunidades da região. A fauna marinha foi intoxicada e, através da comida, o metal altamente tóxico chegou aos organismos humanos.
Consequências da contaminação: a inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, erupções cutâneas e insuficiência renal.
Resposta. É simples, quando o peixe se alimenta de mercurio,ele automaticamente esta intoxicado entao quando o ser humano se alimenta do peixe ele também se intoxica pois o humano se alimentou de um peixe com uma substancia toxica dentro dele.
Uma das principais é a queima de combustíveis fósseis, se tornando uma das fontes de entrada de vapor de mercúrio na atmosfera. ... A partir disso, o mercúrio pode entrar na cadeia alimentar, ou pode ser liberado de volta à atmosfera por volatilização.
O tratamento para eliminação de mercúrio do corpo pode ser feito por lavagem gástrica ou pelo uso de medicamentos, dependendo da forma que ocorreu a contaminação e do tempo que a pessoa ficou exposto a esse metal.
Como as águas correm para o mar, os agentes poluentes desaguam nos oceanos. No ambiente marinho o mercúrio torna-se ainda mais tóxico por ser transformado em outra substância ainda mais nociva: o metilmercurio. Peixes e mariscos têm uma concentração mais elevada de metilmercúrio em relação aos animais terrestres.
Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza. Não utilize, em hipótese alguma, aspirador de pó ou vassoura para recolher o mercúrio ou os pedaços do termômetro.
Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas de acordo com o Disque-Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.
Aplicações. Seu uso mais antigo, desconsiderando a sua aplicação na mineração do ouro e da prata, foi na fabricação de espelhos, ainda usado atualmente. Também é utilizado em instrumentos de medidas (termômetros e barômetros), lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas.
Onde o mercúrio é usado:
Since old age, when facts showed it has been obtained from the cinnabar, HgS, mercury was presence in important chemical discoveries and transformations, as in the experiments with HgO carried out independently by Karl Wilhelm Scheele (1742-1786) e Joseph Priestley (1733-1804), resulting in the oxygen discovery.
Semelhante a uma pequena panela, o aparato permite a recuperação da maior parte do mercúrio, que tem um alto custo —1 kg do metal custa cerca de R$ 1.
Este metal pode ser encontrado em reservas minerais de Cinábrio, também conhecido por sulfeto de mercúrio (HgS) tendo em torno de 86% do metal em sua composição. Além do desgaste da crosta terrestre que produz vapor de mercúrio.