– Extensivo: com capacidade de suporte da pastagem de até 1,9 UA/ha/ano; ... No manejo extensivo o mais comum é a capacidade de suporte ficar realisticamente na casa de até 1,5 UA/ha/ano como máximo, mas em algumas condições é possível atingir os 1,9 UA/ha/ano.
Vejamos a seguir os tipos de pastagem mais cultivados no país.
Vejamos a seguir os tipos de pastagem mais cultivados no país.
Tipos de capins resistentes a seca
capim forrageira
Primeiro pastejo depois de 40 dias Quanto aos cuidados no primeiro pastejo o zootecnista ensina: "a área deve receber animais depois de 40 a 75 dias após a germinação da forrageira – assim que a planta atingir 75% da altura superior indicada para o manejo do capim.
Tem que ter uma variedade que aguente mais, outra que aguente menos, uma que rebrote mais depressa e assim por diante. Diversifique suas gramíneas, faça blocos, evite que o gado fique mudando muito de capim. O gado aprecia mudar de pasto, mas nem sempre de mudar de qualidade de capim”, completou o agrônomo.
Tabela 1: A BRS Capiaçu se destaca pela alta produtividade e qualidade da forragem, quando comparada com outras cultivares de capim-elefante (plantas com 60 dias de crescimento).
A profundidade de plantio está na faixa de 2 a 4 cm. No plantio em sulcos, o espaçamento deverá ser de 70 cm e no plantio em covas utiliza-se o espaçamento de 50 cm x 50 cm. No caso do plantio a lanço, após o semeadura, deve-se proceder à uma gradagem leve, facilitando o enterro das sementes.