Um bom exemplo deste fenômeno presente na cadeia alimentar é a magnificação de um composto químico denominado BHC(Benzeno Hexa Clorado), uma substância que fora bastante utilizada como inseticida.
A concentração de DDT tende a se acumular nos organismos situados nos últimos níveis tróficos (processo chamado de magnificação trófica ou bioacumulação), dessa forma os moluscos apresentarão maior concentração desse inseticida.
A bioacumulação é um fenômeno que tende a aumentar à medida que temos um nível trófico mais elevado na cadeia alimentar. Sendo assim, os organismos que estão no topo da cadeia alimentar apresentam mais acúmulo de substâncias, uma vez que acumulam também a substância presente nos organismos que serviram de alimento.
Amplificação biológica é o nome dado ao aumento da concentração de determinados elementos e compostos químicos, notadamente os poluentes da água, à medida que se avança na cadeia alimentar.
Verificado por especialistas. Amplificação biológica compreende o processo de aumento da concentração de elementos de fácil acumulação nos organismos dos seres vivos, como metais pesados, DDT, dentre outros.