O impetigo é uma infecção da pele causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou por ambos, levando à formação de úlceras crostosas e amareladas e, por vezes, de pequenas vesículas cheias de um líquido amarelo. O ectima é uma forma de impetigo que provoca lesões profundas sob a pele.
TRATAMENTO DO ECTIMA Remoção das crostas e limpeza, duas a três vezes ao dia, com água e sabão, ou água Dalibour ou permanganato de potássio 1/40.
O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, do grupo dos cocos gram-positivos, freqüentemente encontrada na pele e nas fossas nasais de pessoas saudáveis.
Os estafilococos patogênicos hemolisam o sangue, coagulam o plasma e produzem uma série de enzimas e toxinas extracelulares. O tipo mais comum de intoxicação alimentar é causado por uma endotoxina estafilocócica termoestável.
A Staphylococcus aureus causa muitos tipos de infecção, desde furúnculos até septicemias (sepse), endocardites (infecções no coração) e abscessos – dependendo do lugar onde se encontra. Uma septicemia causada pela bactéria é uma doença grave, assim como a pneumonia que tem alta mortalidade.
Actualmente, muitos hospitais testam toda a gente que vai dar entrada para determinar se estão colonizados com a MRSA. Podem analisar raspagens da pele e do nariz e amostras de urina e sangue para ver se a bactéria está presente. Poderá demorar 3 a 5 dias até os resultados estarem prontos.
Staphylococcus aureus. As intoxicações causadas por Staphylococcus aureus resultam da ingestão de uma toxina pré-formada em alimentos contaminados com este microrganismo. Apesar destas intoxicações não serem particularmente severas, são muito frequentes, podendo ocorrer isoladamente ou em surtos.
As bactérias Gram-negativas estão se tornando cada vez mais resistentes a antibióticos. Os motivos para a resistência das bactérias podem ser: Resistência natural a determinados antibióticos. Aquisição de genes de bactérias que se tornaram resistentes.
Os Beta-lactâmicos também são responsáveis pelo desenvolvimento da resistência bacteriana, o uso indiscriminado desses antimicrobianos faz com que a bactéria desenvolva uma enzima capaz de hidrolisar o anel presente na estrutura desses fármacos, diminuindo sua eficácia.
A penicilinase é um tipo específico de lactamase que apresenta especificidade para penicilinas atuando através da hidrólise do anel beta-lactama. Pesos moleculares de várias penicilinases situam-se próximo de 50 000 Daltons.
Já as β-lactamases da classe C são produzidas por vários membros da família Enterobacteriaceae, incluindo as espécies Enterobacter e Serratia, Morganella morganii, Citrobacter freundii e Acinetobacter baumannii, assim como P. aeruginosa e E.