A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença, ficando acumulado no órgão.
A hiperemia é um aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local, ocasionado pela dilatação arterial, pelo número de vasos sanguíneos funcionais, ou por congestão.
Tomar um chá com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, é uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.
Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo. Não há quem resista a um exagero à mesa de vez em quando. Situações como Natal, Ano Novo ou mesmo alguma festa mais farta no fim de semana são perfeitas para saciar a gula.
Cardápio para intoxicação alimentar
O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. Além disso, pesquisas mostram que o consumo excessivo da gordura saturada de origem animal provoca uma inflamação no hipotálamo, a região do cérebro que controla a fome e a saciedade.
Frutas: se você teve uma refeição pesada, troque a sobremesa por frutas, em especial as ricas em antioxidantes, como cerejas, kiwis, uvas, morangos etc. Vinagre: uma colher (sopa) de vinagre na salada ajuda a manter o índice glicêmico estável depois de uma refeição rica em carboidratos.
Para desintoxicar o organismo, beba bastante água e consuma menos carboidratos e abuse das frutas cítricas ricas em vitamina C, fibras e folhas escuras, que têm a função antioxidante. Quem for adepta aos chás, pode aliviar a sensação de estômago cheio e a retenção de líquidos tomando chá de hibisco e porangaba.