Em seu Quadro Econômico, Quesnay critica profundamente a lógica mercantilista a respeito do metalismo, considerando o ouro e a prata apenas símbolos das riquezas comerciáveis. Neste sentido, um Estado agricultor poderia muito bem ser opulento, desde que associasse bons preços às produções e as mantivesse abundantes.
Fisiocracia (do grego "Governo da Natureza") é uma teoria econômica desenvolvida por um grupo de economistas franceses do século XVIII, que acreditavam que a riqueza das nações era derivada unicamente do valor de "terras agrícolas" ou do "desenvolvimento da terra" e que produtos agrícolas deveriam ter preços elevados ( ...
Economia e Finanças Em síntese, a fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura. O idealizador da teoria foi François Quesnay, médico da corte do rei francês Luís XV.
Para os fisiocratas, a tarefa histórica do capitalismo consiste numa ampliação, por ele (o capitalismo) tornada possível, do excedente. ... Para os fisiocratas, toda riqueza provém da terra, a indústria apenas diversifica o produto e o comércio distribui. Eram contra o intervencionismo mercantilista.
A influência do Iluminismo na economia foi de impulsionamento do desenvolvimento econômico, visto que ele apoiava a classe burguesa, que, por sua vez, era a grande geradora de empregos e de riqueza.
Resposta. O Iluminismo prega o uso do raciocínio e representa a iluminação da mente para com o conhecimento. Sua influência na sociedade atual está no seu uso como base para a formação das mesmas que utilizam do racionalismo em suas constituições.