O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
O ouro aqui do Brasil(como outros minérios)foi explorado por portugal nas grandes navegações. ... Porque a Rainha britânica Elizabeth enviou corsários(como piratas)saquear os navios portugueses carregados de ouro. Esse é um dos motivos pelos quais a Inglaterra foi uma potência mercantil(vide balança comercial favorável).
Resposta. O Brasil foi obrigado a pagar um tipo de indenização a Portugal, para que a mesma aceitasse o processo de independência de sua colônia. Mediando o acordo ente Brasil e Portugal, a Inglaterra conseguiu garantir que Portugal quitasse sua dívida adquirida no tratado do panos e vinhos, ou tratado de Methuen.
Pequenos proprietários, padres, comerciantes, prostitutas, aventureiros, todos poderiam lucrar numa complexa rede que podemos denominar de Economia Aurífera do Brasil Colonial. No entanto, quem mais lucrou com a descoberta de grandes minas de ouro e diamante foi Portugal.
O ouro que era tirado do Brasil era praticamente usado para pagar as dividas que Portugal havia com a Inglaterra, todo o ouro que era enviado para a Inglaterra era transformado em moeda.
(Uel) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi: ... d) o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.
Estudiosos da Revolução Industrial afirmam que o pioneirismo inglês na industrialização ocorreu por uma série de motivos: Primeiro, a acumulação de capital; segundo, os Cercamentos; terceiro, a utilização das energias naturais e, por último, o quarto motivo, os novos inventos, ou seja, as inovações técnicas.
Econômicas
Resposta: Um dos principais fatores da revolução Industrial é o grande avanço comercial da Inglaterra antes do início da Revolução. Durante o século XVIII o comércio inglês se expandiu em escala mundial, gerando capital, mercado consumidor para os produtos industriais e mercado fornecedor de matérias-primas.
Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.
A Inglaterra foi a pioneira da Revolução Industrial por causa de fatores, como: posição geográfica, acúmulo de capital, política de cercamentos, entre outros. A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura.
A Revolução Industrial concentrou os trabalhadores em fábricas. O aspecto mais importante, que trouxe radical transformação no caráter do trabalho, foi esta separação: de um lado, capital e meios de produção de outro, o trabalho. Os operários passaram os assalariados dos capitalistas.
Resposta. Resposta: essa evolução ocorreu em meados do século 18 na Inglaterra com a produção as famílias mudaram o estilo de vida, então com isso as principais características da Revolução Industrial foram: O foco na produção mão de obra barata. Baixa salariados. Alta carga de trabalho a criação do sistema Fabril.
A principal característica da Revolução Industrial foi a criação do sistema fabril mecanizado, isto é, as fábricas passaram da simples produção manufaturada para a complexa substituição do trabalho manual por máquinas. ... As condições para o desenvolvimento da indústria estavam nesse país.
A Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Isso aconteceu após a segunda guerra mundial (1939-1945) e abrange o período que vai de 1950 e até a atualidade.
A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo.
A Revolução Industrial foi um processo de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX, tendo-se iniciado na Inglaterra. Nela, o trabalho artesanal foi substituído pelo assalariado e pelo uso de máquinas, sendo sua principal característica. ... Este é um resumo da Revolução Industrial em todas as suas etapas.