Nove meses depois, o Plano Cruzado fracassou pois a inflação voltou, e no primeiro bimestre de 1987 a taxa anual de inflação já estava em 337%. Quais as razões do fracasso do Plano Cruzado? Alguns analistas atribuem a erros de administração do próprio plano a principal razão para o seu fracasso.
A solução encontrada pela equipe econômica formada por Sarney encontra-se no “Plano Cruzado”, anunciado em fevereiro de 1986, cujas principais medidas eram: congelamento de preços; substituição da moeda corrente do país, do cruzeiro para o cruzado (daí o nome do plano); gatilho salarial, uma medida de aumento dos ...
Sarney assumiu o governo interinamente após a internação de Tancredo Neves, e definitivamente em 21 de abril de 1985, após a morte do qual foi o primeiro presidente civil após mais de vinte anos de regime militar no Brasil. ... Sarney assumiu com a inflação em 242,24% e entregou a 1972,91%.
O Plano Bresser foi implantado durante o governo do presidente José Sarney (1985 - 1990), no qual havia sido criado anteriormente os Planos Cruzado I e Cruzado II, que deram origem a uma nova medida monetária, o Cruzado (Cz$).
No Brasil, o descontrole dos gastos públicos, dívida interna e externa elevadas, crise internacional, principalmente a do petróleo, e planos econômicos mal sucedidos resultaram em um caos inflacionário nos anos 70 e 80. Esse fato nos confere o título de país que esteve em tal situação por mais tempo na história.
As causas da hiperinflação no país costumam ser relacionadas ao aumento dos gastos públicos durante o governo militar e pela elevação do endividamento externo, agravado pela crise mundial derivada do aumento dos preços do petróleo e pela retração na taxa de expansão da economia.
Qual foi o resultado do Plano Real? O Plano Real foi capaz de reduzir drasticamente a inflação brasileira que assolava a população há anos. Além disso, foi responsável pelo aumento do poder de compra do brasileiro e pela redução da pobreza no Brasil.