EQST

O Que Filoeritrina?

O que é Filoeritrina?

A filoeritrina é um pigmento fluorescente formado a partir da clorofila nos pré-estômagos dos ruminantes, pela ação desdobradora de microrganismos (protozoários) aí existentes, que em condições normais é absorvida pela mucosa intestinal, e eliminada pelo fígado através da bile.

O que é fotossensibilização em bovinos?

É neste período que bovinos, ovinos e caprinos podem consumir plantas contaminadas e desenvolver uma doença chamada fotossensibilização. Conhecida como “requeima” ou “sapeca”, a doença pode ser definida como uma dermatite, causada por uma resposta exagerada da suscetibilidade da pele dos animais à radiação solar.

Quais são os tipos de fotossensibilização?

Há dois tipos de fotossensibilização causados pela ingestão de plantas: a fotossensibilização primária, e a secundária ou hepatógena. Ambos os tipos de fotossensibilização estão ligados à presença de um pigmento, geralmente fluorescente, na corrente sangüínea do animal.

O que é fotossensibilização hepática?

Fotossensibilização hepatógena ou tipo III - ocorre pelo acúmulo de filoeritrina, composto porfirínico formado pela degradação microbiana da clorofila no intestino, normalmente é conjugada no fígado e excretada na bile, em consequência de lesão hepática, a excreção via bile fica impedida.

Como tratar fotossensibilidade em bovinos?

O tratamento da fotossensibilização deve proceder inicialmente na retirada dos animais acometidos do sol, colocando-os em piquetes sombreados. Pode-se administrar protetores hepáticos, anti-histamínicos e hidratantes; em bovinos e ovinos. Pomadas antissépticas e cicatrizantes podem ser passadas nas lesões.

Qual é a diferença de planta fotossensibilizantes primária e secundária?

→ Existem duas formas básicas de fotossensibilização: 1) Primária: A planta contem pigmento que provoca efeito fotossensibilizante na pele. ... → Plantas que causam fotossensibilização secundária: Senecio spp.

O que é a requeima em bovinos?

A requeima é uma doença que caracteriza a sensibilidade do animal aos raios solares, ocasionando queimaduras, a partir de fotossenbilização pela ingestão de plantas.

Quais são as plantas fotossensibilizantes?

Plantas que causam fotossensibilização primária: Ammi majus (“cicuta-negra”) Fagopyrum esculentum (trigo-sarraceno). → Plantas que causam fotossensibilização secundária: Senecio spp. Lantana camara Lantana tiliaefolia, L. glutinosa Brachiaria decumbes, B.

O que pode causar fotossensibilidade?

A fotossensibilidade, por vezes conhecida como uma alergia ao sol, constitui uma reação do sistema imunológico desencadeada pelos efeitos da luz solar. A luz do sol pode provocar reações do sistema imunológico. Podem surgir erupções com coceira, ou áreas de vermelhidão e inflamação nas manchas da pele exposta ao sol.

Como tratar Dermatofilose em bovinos?

O tratamento mais eficaz consiste na administração de antibióticos por via parenteral, sendo recomendadas a penicilina e a estreptomicina em dois tratamentos distintos, ou uma aplicação única em altas doses (70.000UI/kg de peso vivo de penicilina ou 70 mg/kg de peso vivo de estreptomicina), ou doses diárias (5.000 UI/ ...

Como tratar requeima?

O tratamento pode ser feito com substâncias hepatoprotetoras para o fígado, administração de vitamina A para estimular a regeneração da pele e dos pelos, uso de corticoides, pomadas cicatrizantes e protetor solar nos locais da pele mais afetados. Uma forma de controle da doença é diversificar as pastagens.

O que são medicamentos que causam fotossensibilidade?

Fotossensibilidade é uma reação cutânea exagerada à luz solar. Pode ser idiopática ou ocorrer após exposição a certos fármacos tóxicos ou alergênicas ou produtos químicos, é às vezes uma característica de doenças sistêmicas (p. ex., lúpus eritematoso sistêmico, porfiria, pelagra, xerodermia pigmentosa).

Como saber se você é fotossensível?

Principais sintomas de fotofobia (sensibilidade à luz)
  1. Lacrimejamento.
  2. Dor nos olhos.
  3. Visão borrada.
  4. Inchaço nos olhos.
  5. Vermelhidão dos olhos.
  6. Dor de cabeça.
  7. Coceira nos olhos.
8 de jul. de 2019

O que é Dermatofilose em bovinos?

A dermatofilose e dermatofitose são doenças causadas por microrganismos que acometem tecidos corneificados/ queratinizados, como a epiderme (camada mais externa da pele), os pelos e unhas, causando lesões em cães, gatos, bovinos, equinos e humanos.

O que é dermatofitose bovina?

A Dermatofitose é a principal infecção causada por fungos em bovinos. Os principais agentes envolvidos são Trichophyton verrucosum, T. mentagrophytes e Microsporum canis (esses dois últimos em menor escala).

Como tratar requeima em bovinos?

O tratamento pode ser feito com substâncias hepatoprotetoras para o fígado, administração de vitamina A para estimular a regeneração da pele e dos pelos, uso de corticoides, pomadas cicatrizantes e protetor solar nos locais da pele mais afetados.

O que é um produto fotossensível?

São definidos como medicamentos fotossensíveis aqueles que sofrem reações de degradação (fotólise), tais como oxidação ou hidrólise, em decorrência da exposição à luz. A degradação fotolítica pode ser um importante fator limitante para estabilidade e eficácia dos medicamentos.

O que são pessoas fotossensíveis?

Significado de Fotossensível adjetivo Que possui sensibilidade à luz; sensível ao que é luminoso: superfície fotossensível. [Medicina] Acometido por fotossensibilidade; que é extremamente sensível aos raios solares; diz-se da pele com uma sensibilidade anormal aos raios solares.

Qual a diferença entre dermatofitose e Dermatofilose?

A dermatofilose é uma doença bacteriana que tem como agente o Dermatophilus congolensise, responsável por uma dermatite altamente exsudativa (lesão muito úmida), e a dermatofitose, conhecida popularmente como “tinha”, que é uma micose causada por fungos dermatófitos do gênero Microsporum e Trychophyton.

Para que serve Estreptomax?

Indicações: Estreptomax® é um antibiótico bactericida, indicado para bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos, com atividade principal contra bactérias Gram-negativas e atividade variável contra bactérias Gram-positivas.