Nessa doença rara, o excesso de ferro se deposita ao longo do tempo em diversos tecidos causando danos em vários órgãos, tais como: fígado (cirrose), pâncreas (diabetes), coração (arritmias), hipófise (deficiências hormonais múltiplas) , testículos (hipogonadismo masculino), além de escurecimento na pele e problemas ...
Alimentos ricos em ferro de origem vegetal: feijão, abóbora, beterraba, couves e alimentos integrais precisam ser transformados para ser absorvidos pelo organismo, portanto, se você tem ferritina alta deve evitar consumir alimentos ricos em vitamina C juntamente com estes alimentos e na mesma refeição.
-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.
O consenso internacional sobre Hemocromatose, organizado pela Associação Européia para o Estudo do Fígado, NÃO indica a adoção de dieta estritamente pobre em ferro, mas recomenda evitar alimentos com alto teor do mineral (vide tabela abaixo), suplementos de ferro e vitamina C (que aumenta a absorção intestinal de ferro ...
A superdose de ferro ingerido pode ser mortal, especialmente em crianças pequenas. O tratamento imediato é essencial. A intoxicação grave pode produzir-se em crianças pequenas pela ingestão de 3 a 4 comprimidos revestidos de sulfato ferroso (180 a 240 mg de ferro elementar).
Sintomas de excesso de ferro
Ferro sérico alto. Quando os níveis de ferro estão aumentados no sangue, podem surgir alguns sintomas, como dor abdominal e nas articulações, problemas cardíacos, perda de peso, fadiga, fraqueza muscular e diminuição da libido.
Sintomas de Ferritina Baixa Os sintomas nos adultos são de fraqueza generalizada, queda de cabelo, unhas fracas, sonolência, diminuição no rendimento físico, perda de memória, todos dependendo do grau de deficiência – níveis mais baixos de ferritina geram sintomas mais exacerbados.