Seleção é feita com notas do Enem 2020. A nota mínima para o curso de Medicina no SiSU 2021/1 é de 730 pontos no Enem. Média são atualizadas diariamente.
Um dos cursos mais concorridos todos os anos é o de Medicina. De acordo com a pesquisa do Brasil Escola, para concorrer a uma vaga no curso o candidato não cotista precisar ter no mínimo uma média de 730 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
A nota de corte média para o curso de Medicina, considerando-se o Brasil todo, foi de cerca de 780 pontos nas últimas edições do Sisu. Em 2018, a menor nota foi registrada na UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido): 769,73.
Os horários variam bastante. Em algumas edições ficou disponível a partir das 10 h; em outras, a partir das 12 h. E já aconteceu até de sair só depois das 15 h. O cronograma do ProUni 2020 do meio deve ser divulgado entre o final de maio e o início de junho.
Como se dá a seleção A nota considerada pelo ProUni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem, isto é, a soma das duas notas dividida por dois. São geradas, então, listagens públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.
Demonstrativo ou comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou da Receita Federal do Brasil (RFB). Contracheque emitido por órgão público. Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, de condomínio ou de financiamento habitacional. Fatura de cartão de crédito.
A documentação do Prouni reprovada pode colocar em jogo o sonho de fazer faculdade. A reprovação normalmente acontece quando os documentos não são capazes de comprovar as informações cadastradas no sistema.
Para saber o resultado do ProUni, você deve:
Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem comparecer ao Atendimento CRA para assinatura do Termo de Atualização de Usufruto da Bolsa ProUni. O procedimento é um requisito do Ministério da Educação para a manutenção da bolsa e é obrigatório para todos os alunos bolsistas.
A Assistência Social prestada, pela Instituição, através da concessão de bolsa(s) de estudos, concedidas por mês, permite aos alunos escolherem os valores de seus investimentos mensais, conforme suas necessidades financeiras e possibilidades de pagamento.
O Sisprouni é um sistema informatizado do Prouni que contém todas as informações sobre os bolsistas e das instituições de ensino que participam do programa.
Cada estudante receberá o auxílio de R$ 400 por mês, para ser usado nas despesas com alimentação, transporte e material didático.
Qual o valor da bolsa permanência Prouni? O valor pago aos estudantes é uma média das bolsas de iniciação científica. Como o próprio texto da lei afirma “valor máximo equivalente ao praticado na política federal de bolsas de iniciação científica”. Em 2021, quem tiver direito ao benefício, vai receber o valor de R$ 400.
Estudantes que participam dos Programas Governamentais PROUNI, FIES, Escola da Família e Cotas Sociais possuem direito automático ao passe livre pois estão inseridos em um programa de bolsa financiamento.