Jornalismo investigativo (ou de investigação) refere-se à prática de reportagem especializada em desvendar mistérios e fatos ocultos do conhecimento público, especialmente crimes e casos de corrupção, que podem eventualmente virar notícia.
Como escrever uma Reportagem Jornalística:
A reportagem, tal como a notícia, tem uma estrutura. Essa estrutura é: manchete, título auxiliar, lead e corpo da reportagem.
Grave e anote as informações importantes da entrevista e seja transparente com o que está fazendo e com o porquê de estar entrevistando. Comece com a manchete. Abra com uma frase de impacto. As notícias se iniciam com uma frase de abertura feita para chamar a atenção do leitor e deixá-lo interessado.
Resposta
Além disso, o dicionário de comunicação Rabaça e Barbosa define nota como uma pequena notícia destinada à informação rápida, caracterizada por extrema brevidade e concisão. Percebe-se que a nota jornalística não se define sem antes entender o que é notícia. São formatos de gêneros indissociáveis.
Objetividade: a linguagem jornalística deve ser objetiva e evitar termos literários, como metáforas e linguagem conotativa. ... Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia.
A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento, socialmente relevante que merece publicação em um meio de comunicação social.
A notícia é um gênero jornalístico que apresenta como objetivo principal informar. Para tanto, trata-se de um texto informativo, geralmente sem teor opinativo. Além disso, apresenta um acontecimento real cuja linguagem é clara e formal.
Em jornalismo, o lide (do inglês lead; em latim incipit) é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro”, “guia” ou “(o que vem) à frente”.
Explicação: Em jornalismo, o lide (em inglês: lead) é a primeira parte de uma notícia. ... De uma maneira geral, o lide deve responder a seis perguntas: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história.
O lide consiste na parte inicial do texto, a que prende o leitor. Precisa responder as perguntas quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/ para que logo no primeiro parágrafo. São por meio dessas perguntas que o jornal determina o curso dos acontecimentos.