- 1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema.
Tipos de Computadores. Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem os de grande porte, mainframes, médio porte, minicomputadores e pequeno porte microcomputadores, divididos em duas categorias: os de mesa (desktops) e os portáteis (notebooks e handhelds).
Podem também serem classificados quanto ao princípio de construção: Analógicos: Executam trabalhos usando elementos representados por grandezas físicas, como por exemplo, a intensidade de uma corrente elétrica ou o ângulo de giro de uma engrenagem.
Basicamente temos três tipos de gabinetes, que são o AT (Advanced Technology), o ATX (Advanced Technology Extended) e o BTX (Balanced Technology Extended). O padrão AT já deixou de ser produzido e utilizado há vários anos.
Mainframe é uma plataforma integrada de computadores capaz de processar grandes volumes de informações em curtos espaços de tempo. Atualmente, estas plataformas oferecem serviços a milhares de usuários através de inúmeros terminais – conectados diretamente ou em rede – empregando softwares modernos e flexíveis.
Supercomputador é um computador com uma grande capacidade de processamento de dados e memória, normalmente utilizado para fins científicos. Seu hardware é superavançado, apresentando um desempenho altíssimo, inconcebível para um computador caseiro.
Como definição rudimentar, podemos considerar um servidor como qualquer solução tecnológica com capacidade para executar programas de forma centralizada, além de armazenar e compartilhar arquivos, administrar filas de impressão e prestar algum tipo de serviço para vários computadores, através de uma rede local ou ...
Um servidor de comunicações consiste em uma estação especial que é responsável pela realização de todos os procedimentos de acesso à rede, bem como da interface com os dispositivos usuários, de forma a permitir o uso da rede por estes.
Um servidor físico é um computador equipado com processador(es), memória, recursos de conectividade e dispositivos p/ o armazenamento de dados, como hard disks ou memórias flash. Esses sistemas caracterizam-se por possuírem mais recursos que os computadores domésticos que conhecemos.