Do latim dualĭtas, o termo dualidade assinala a existência de dois fenómenos ou caracteres diferentes numa mesma pessoa ou num mesmo estado de coisas. ... Neste sentido, as noções do bem e do mal são um exemplo de dualidade. Ambas podem definir-se por oposição e fazem referência a duas essências completamente distintas.
Significado de Dualidade substantivo feminino Característica do que é dual, duplo, que corresponde a dois. Qualidade do que contém em sua essência duas substâncias, dois princípios, duas naturezas.
O dito dualismo do período Barroco marcava a tensão entre fé e razão, espiritualidade e materialismo, com a tentativa de fundir valores contraditórios. Uma das principais problemáticas era o gosto pela vida terrena, tentando a salvação pela fé.
Dualidade não é sinônimo de algo negativo, mas tem sido usado como tal. É comum vermos a frase “sair da dualidade” como sinônimo de iluminação espiritual. Entre tantos outros termos utilizados de maneira indevida, este é apenas mais um.
adjetivo Em que há dualismo, existência simultânea de duas coisas, princípios, sensações contraditórias numa mesma situação ou pessoa. Que se refere ao princípio compartilhado por algumas religiões que afirma ser possível a existência simultânea do espírito e do corpo, do bem e do mal.
Atualmente muitas formas equivocadas de espiritualidade acabam por serem rotuladas como místicas e ligadas ao misticismo, o que faz com que o termo místico perca seu caráter de contemplação da essência da realidade, dos princípios últimos de compreensão da unidade do homem com o cosmo e com Deus.
As palavras “misticismo” ou “místico” derivam da raiz grega myein, que significa “fechar os olhos”; dessa forma mystikos é alguém que fecha seus olhos a fim de excluir o mundo comum e experimentar outras realidades.
Significado de Mística Vida dedicada à religião, às práticas religiosas; devoção religiosa; religiosidade. [Figurado] Crença fanática em uma ideia, doutrina, pessoa. Tendência para acreditar em entidades ou forças sobrenaturais; conhecimento ou saber sobre o misticismo.
Esoterismo é o nome genérico que evidencia um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões - ou mesmo das Fraternidades Iniciáticas - que buscam transmitir um rol acerca de determinados assuntos que dizem respeito a aspectos da natureza da vida que estão sutilmente ocultos.
Experiência religiosa, experiência mística ou experiência espiritual é uma experiência subjetiva em que um indivíduo tem um encontro ou uma união com uma entidade divina, ou ter tido contato com uma realidade transcendental.
Significado de Religioso adjetivo Que se refere à religião: canto religioso. Piedoso: homem religioso. Solene, austero, profundo: silêncio religioso. Pertencente ou referente ao instituto monástico.
De acordo com The World Factbook, elaborado pela CIA com dados de 2012, os sistemas religiosos e espirituais com maior número de adeptos em relação a população mundial são: cristianismo (28%); islamismo (22%); hinduísmo (15%); budismo (8,5%); pessoas sem religião (12%) e outros (14,5%).
Entre os principais benefícios relacionados ao ensino religioso, estão o aprendizado de uma ferramenta para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Além de ser possível aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
O Ensino Religioso Escolar é hoje caracterizado como Componente Curricular da Educação Básica com currículo próprio e integrante da Base Nacional Curricular Comum. Porém, hoje é regida pela Ciência da Religião que visa estudar, sobretudo o fenômeno religioso e a ideia de sagrado. ...
O Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes.