A dimensão máxima caraterística (DMC) de um agregado, corresponde à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa ou outro valor a que se venha adotar.
Define-se como agregado graúdo o pedregulho ou a brita proveniente de rochas estáveis – ou a mistura de ambos –, com grãos que passam por umaficam retidos na peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152mm 75 mm e ficam retidos na peneira ABNTaté a peneira de 4,8mm.
Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras série normal, dividida por 100. O módulo de finura é uma grandeza adimensional e deverá ser apresentado com aproximação de 0,01.
O módulo de finura é calculado pela soma das percentagens cumulativas mantidas em peneiras padrão (listados abaixo) e dividindo a soma por 100.
Areia – solo não coesivo e não plástico formado por minerais ou partículas de rochas com diâmetros compreendidos entre 0,06 mm e 2,0 mm. As areias de acordo com o diâmetro classificam-se em: areia fina (0,06 mm a 0,2 mm), areia média (0,2 mm a 0,6 mm) e areia grossa (0,6 mm a 2,0 mm).
O tamanho de areia, segundo a NBR 7211/83, divide-se, granulometricamente, em:
É o tipo de análise granulométrica mais utilizada (Granulometria por Peneiramento e Sedimentação) pois permite definir o percentual dos grãos mais grossos (areia, pedregulho e pedrão) e também determinar o percentual dos finos (silte e argila) permitindo a caracterização completa da amostra.
Desta forma, de modo resumido, pode-se definir o ensaio de granulometria como um teste que determina o percentual em peso que cada faixa delimitada de tamanho de grãos irá representar no total de massa seca utilizada para o ensaio, a partir da amostra obtida. ...
O ensaio de granulometria permite determinar a textura (ou granulometria) do solo, o que possibilita sua classificação em: pedregulho, areias (grossa, média e fina), silte e argila. Sabemos que solos mais grossos apresentam melhor resposta em termos de pavimentação.
DGM representa o diâmetro geométrico médio das partículas do ingrediente moído, e possibilita correlacionar a granulometria do ingrediente à digestibilidade dos nutrientes, desempenho animal e rendimento de moagem.
A textura ou granulometria refere-se à proporção de argila, silte e areia do solo. Dessas frações, a argila é a que possui maior superfécie específica e é de natureza coloidal com alta retenção de cátions e adsorção de fósforo.
a textura se refere à forma e tamanho das partículas, enquanto a granulação se refere à medida do tamanho das partículas.
A textura do solo descreve o tamanho das partículas do solo. As partículas minerais mais grosseiras são normalmente incorporadas, e cobertas, por argila e outros materiais coloidais. ... A estrutura do solo descreve a maneira como as partículas do solo estão agregadas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais. A textura é uma forma de expressão. Então textura significa ato de tecer,podemos observar texturas em todos os ambientes e materiais diversos.
Para começar, ela pode ser classificada como natural - quando encontrada na natureza - ou artificial - quando produzida pelo ser humano (simula texturas naturais ou cria novas texturas). ... As texturas podem também ser divididas em visuais (óticas) e táteis. A textura visual ou ótica possui apenas qualidades óticas.
Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. ... A textura é, por isso, uma sensação visual ou tocável. A resposta é falando sobre ciências e a pergunta é sobre artes então a resposta está errada.