Uma modalidade física onde a ausência da gravidade diminui o risco de contusão, proporcionando bem-estar ao praticante que não sentirá o suor em seu corpo por conta da água o hidratando constantemente. A Hidroginástica é a principal modalidade para terceira idade e pessoas em recuperação motora.
A hidroginástica é uma atividade física em que são combinados exercícios aeróbicos com a natação, o que proporciona diversos benefícios para a saúde, como perda de peso, melhora da circulação e fortalecimento dos músculos, por exemplo.
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento.
Na hidroginástica, há uma promoção do equilíbrio e da força dos membros, com ganho muscular. Dependendo da intensidade dos exercícios, pode queimar até 500 calorias em uma aula.
A ginástica cerebral oferece ao cérebro novidade, variedade e desafios crescentes que tiram o cérebro da zona de conforto, fortalecendo e ampliando as redes de conexões. Com isso, aumentamos nossa capacidade de aprender. ... Os benefícios da ginástica cerebral são inúmeros. Os exercícios estimulam o cérebro em três eixos.
Mito! Para praticar hidroginástica não é preciso saber nadar, pois o nível da água estará abaixo dos ombros, ou seja, você vai desempenhar os exercícios com os pés no fundo da piscina, sem perigo de se afogar. Além disso, professores estão sempre monitorando os alunos.
Pratica de hidroginástica pode trazer inúmeros benefícios a pessoas portadoras de hipertensão arterial, além de diminuir níveis de pressão arterial sistêmica, melhora os níveis de glicose em pessoas portadoras de diabetes.
Resistivos (halteres, tornozeleiras e remos) Materiais com densidade igual a da água, com grandes superfícies de contato e de resistência com a água.
Exercício 1: trabalha pernas, peito e costas Segure a bola com as duas mãos na frente do peito e caminhe pela piscina elevando os joelhos alternadamente. Combine a elevação das pernas com a extensão e a flexão dos braços (afaste a bola do corpo e traga-a em direção ao peito). Repita o movimento se deslocando para trás.
Os equipamentos e exercícios de hidroginástica
Tipos de exercícios para hidroginástica
3. Exercícios na piscina para os braços
A tradicional natação também é ótima opção para emagrecer e definir braços e pernas. Além de trabalhar postura e contribuir para melhora na respiração, a atividade queima até 500 calorias em 1 hora. Para trabalhar as pernas, fique de costas para a borda da piscina e apoie os braços do lado de fora.
Abdominal sentado Material necessário: colete para flutuação. Com o suporte do colete, fique sentado, flutuando na piscina. Una as pernas à frente do corpo, mantendo os joelhos levemente flexionados. Então, traga as coxas em direção ao peito e volte à posição inicial, repetidamente.
Quer deixar a sua piscina mais relaxante? Confira 4 formas!
Coisas divertidas para fazer na piscina
Veja quais são eles logo abaixo:
Em pé na água na altura do peito, segure o espaguete flutuador de piscina perto do seu peito com as palmas das mãos abaixo da superfície da água. Empurre o macarrão para baixo, mantendo-o submerso até que seus braços estejam totalmente estendidos. Então, lentamente, permita que ele suba para a superfície.
Use o espaguete de piscina como suporte para plantas em vez de uma estaca de madeira. Corte o espaguete longitudinalmente com uma faca. Em seguida, encaixe-o ao redor do caule da planta. À medida que a planta for crescendo, você pode adicionar novas seções como apoio.
O Flutuador espaguete ou macarrão para piscina, também conhecido como tubo mágico ou bóia, é composto em polietileno e possui cores variadas, não podendo ser escolhida na hora da compra. É ideal para a prática de atividades na piscina em recreações, hidroterapia, hidroginástica e aulas de natação.
Ter uma piscina em casa, seja no campo, na praia ou na cidade, é sinônimo de diversão e a certeza de garantir boas horas de relaxamento. Também conhecido como espaguete, o macarrão de piscina é um flutuador de espuma, por isso, figura como um perfeito objeto recreativo. ...
Adriano Sabino