Os defensivos agrícolas naturais são os produtos originários de partes de, ou compostos extraídos de plantas, microrganismos, animais e minerais. São sistemas em franca expansão que buscam obter vantagens das interações de ocorrência natural, dando ênfase ao manejo das relações biológicas e processos naturais.
Plantas repelentes ou atrativas são boas opções. Repelentes naturais, como citronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.
As principais são Deois schach, Deois flavopicta, Deois incompleta e Zulia entreriana.
Controle químico - O controle químico também pode ser usado como ferramenta do manejo integrado de pragas e para o controle de altas infestações de cigarrinhas. Voltado ao combate da cigarrinha adulta, a aplicação de um inseticida deve ser feita no momento adequado para não desperdiçar o insumo.
A diversificação das pastagens com o uso de diferentes tipos de capim e o consórcio com leguminosas como amendoim forrageiro e puerária são alternativas eficientes para reduzir os danos causados pela cigarrinha-das-pastagens.
Produtos à base de inseticidas neonicotinoides, incluindo tiametoxam, imidacloprido, clotianidina tem mostrado eficiência no controle de população do vetor nos estágios iniciais de desenvolvimento do milho.
Benefícios do Inseticida Dermacor® para o Controle de Lagarta-do-Cartucho em Milho Safrinha. Em função das condições climáticas, em muitas regiões brasileiras o produtor tem a possibilidade de fazer dois cultivos sequenciais numa mesma lavoura, no decorrer de um ano.
Controle químico da cigarrinha-do-milho. É importante tratar as sementes com inseticidas e pulverizar a lavoura no início (V3 e V4), reduzindo os níveis de incidência. Aplicações após na cultura devem ser nos estágios iniciais das plantas, também para evitar a incidência.
Cipermetrina
Clique aqui e conheça mais sobre o mimetismo, uma estratégia de defesa de alguns animais.
“Os comportamentos de defesa variam de uma espécie para outra, mas normalmente são de contra-ataque, camuflagem ou fuga. ... Uma estratégia muito usada é o mimetismo, em que um animal copia o colorido, a forma ou o comportamento de outro para se defender.
→ Exemplos Realiza também o mimetismo como forma de defesa imitando animais que afugenta predadores. Dentre as formas que o polvo mimético pode assumir, podemos destacar: serpente marinha, arraia, linguado e caranguejo. O polvo mimético pode imitar o comportamento e também a forma de outros animais.