O crescimento vegetativo corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Esse conceito é a taxa que, juntamente ao índice migratório, irá determinar o índice final do crescimento demográfico num determinado território.
Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes). Quando a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade, temos um crescimento vegetativo positivo, caso contrário, a taxa é negativa.
Quando a taxa de natalidade é maior que a de mortalidade, tem-se um crescimento vegetativo positivo; caso contrário, o crescimento é negativo; e quando as duas taxas são equivalentes, o crescimento vegetativo é nulo.
Crescimento vegetativo é o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região. Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado.
Entre 2000 e 2010, tivemos os menores índices de crescimento vegetativo, com 1,17 (baixo).
Olá, Sim, quando observamos os aspectos que envolvem crescimento demográfico entendemos melhor as características que fazem parte deles. Em países onde o sistema de saúde é fraco, onde há pouco emprego, as pessoas tendem a ter mais filhos, tendo uma população grande e jovem.
Resposta: O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
Se por outro lado, a taxa de mortalidade for maior que a taxa de natalidade, a população do local estará diminuindo. Se essas taxas mantiverem-se iguais ou bem próximas, é possível dizer que a população mantém-se estável, portanto, há um crescimento demográfico zero.
Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.
Alguns fatores explicam o crescimento populacional acelerado em países pobres, dentre estes... - Falta de apoio governamental em programas de redução da taxa de natalidade. ... - Culturalmente nestes países as famílias ainda são numerosas. - Difícil ou insuficiente acesso aos métodos anti-concepcionais.
Os altos índices de mortalidade infantil estão relacionados com alguns fatores: rendimentos familiares, alimentação, condições higiênicas e sanitárias, condições de habitação. Esse índice varia muito com as condições econômicas da família.
Resposta. Elas explicam-se de acordo com os investimentos às crianças feitas pelo estado em que se encontram, e a saúde, a economia e vários outros fatores.
Dentre as razões principais da mortalidade infantil observadas nos países que fazem parte do Oriente Médio, é possível apontar, de modo exemplificativo, a falta de assistência e de orientação às mulheres em período gestacional, a ausência de assistência hospitalar, a precariedade de acompanhamento médico e o expressivo ...
Por exemplo: acabar com a fome e a miséria, aumentar o acesso ao saneamento básico (água e esgoto tratados), melhorar a instrução das mulheres, dar à população de baixa renda mais acesso a serviços de saúde de qualidade, aumentar as campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação, da reidratação oral e do ...
Uma melhoria na atenção pré-natal é medida prioritária para a redução da mortalidade de menores de cinco anos no Brasil. Um atendimento adequado ao parto pode reduzir o número de mortes por anoxia, hipóxia e outros problemas respiratórios, e também a incidência de infecções neonatais, incluindo o tétano.
A utilização de instrumentos de monitoramento do crescimento e desenvolvimento da criança, e ações como a promoção do aleitamento materno, imunização e atenção às doenças prevalentes na infância, contribuíram para a redução da mortalidade infantil (10).
Métodos