O que controle especial? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As chamadas substâncias controladas ou sujeitas a controle especial são substâncias com ação no sistema nervoso central e capazes de causar dependência física ou psíquica, motivo pelo qual necessitam de um controle mais rígido do que o controle existente para as substâncias comuns.
Como deve ser a receita de controle especial?
A Receita de Controle Especial deverá estar escrita de forma legível, a quantidade em algarismos arábicos por extenso, sem emenda ou rasura e terá validade de 30 dias, contados a partir da data de sua emissão contendo medicamentos a base de substâncias constantes das listas C1 e C5.
Quais medicamentos precisam de receita amarela?
A Receita Amarela (receita do tipo A ou receita A) é um impresso de cor amarelada, destinado à prescrição de medicamentos entorpecentes (listas A1 e A2) e psicotrópicos (A3), sujeitos a controle especial de acordo com a legislação brasileira, à tabela CMED e à Portaria 344/98.
Qual a validade das receitas de controle especial?
Conforme previsto na norma supramencionada, as Notificações de Receita e Receita de Controle Especial serão válidas por 30 (trinta) dias a contar da data de sua emissão (artigos 41, 45, 50 e 52).
Quais são os medicamentos da lista B2?
A categoria de produtos B2 reúne os medicamentos anorexígenos com retenção de receita tipo B obrigatória.
AMINOREX.
FENDIMETRAZINA.
FENTERMINA.
MEFENOREX.
SIBUTRAMINA.
5 de jan. de 2020
Quanto tempo arquivar receitas controladas?
Antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, segundo RDC nº 20/2011, Receitas contendo o medicamento Talidomida tem validade de 20 dias, conforme RDC nº 11/2011 e receitas de medicamentos controlados ficam válidas por 30 dias, segundo a Portaria nº344 de 12 de maio de 1998.