As tabelas de composição de alimentos são documentos com informações sobre a composição nutricional, como carboidratos, lipídeos, fibras, proteínas, minerais, vitaminas e outros compostos, de diversos alimentos.
É chamada informação nutricional (em inglês: nutrition facts label; nutrition information panel), sendo também conhecida como rotulagem nutricional, a tabela de informações relativas às quantidades de vitaminas, sais minerais, gorduras, proteínas, fibras, entre outros, por porção, contida na maioria das embalagens de ...
A composição centesimal de um alimento exprime de forma básica o valor nutritivo ou valor calórico, bem como a proporção de componentes em que aparecem, em 100g de produto considerado (porção comestível do alimento), os grupos homogêneos de substâncias do alimento.
Para compreendermos porque a TR (Taxa Referencial) foi criada e persiste até os dias de hoje, precisamos voltar algumas décadas no tempo.
Qual é a composição dos alimentos? ... Segundo a Química dos Alimentos, eles são constituídos basicamente dos seguintes elementos: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e outros em quantidades menores. Esses elementos unem-se e formam moléculas com funções químicas específicas.
Os alimentos da tabela que possuem o valor calórico mais alto são o bife grelhado e o ovo frito, ambos com 190kcal. Os alimentos da tabela que possuem o valor calórico mais baixo são tomate comum e alface, ambos com 15 kcal.
Confira a lista dos dez alimentos mais calóricos
A quantidade de calorias depende da constituição do alimento. Assim, para determinarmos experimentalmente a quantidade de calor liberado pelo alimento e que poderá ser absorvida pelo organismo, usamos um aparelho denominado calorímetro.
Para saber quantas calorias possui um alimento deve-se multiplicar a quantidade de carboidrato por 4, as gramas de proteína por 4 também e o total de gordura por 9.