Essa força é chamada de força de atrito cinético, ela age sobre os corpos que se deslocam e possui intensidade sempre menor que o valor máximo da força de atrito estático, que é uma força de atrito que surge toda vez que um corpo tende a entrar em movimento.
Quando a Massa do corpo é alta, o seu Peso também é alto, e as forças de atrito são elevadas. Quanto maior for o Peso do corpo que se move, maior a força de atrito entre as superfícies de contacto e maior a oposição ao movimento./span>
Sempre que uma superfície se mover em relação a outra superfície, haverá uma força contrária a esse movimento. ... O atrito é, em alguns casos, necessário e útil, como nos sistemas de freio, e em outros casos indesejáveis, porque dificulta o movimento e consome energia motriz sem produzir o correspondente trabalho.
substantivo masculino Resistência contrária em relação ao movimento de dois corpos que estão em contato: força de atrito.
A força de atrito é muito útil porque se opõe ao movimento de um corpo. É graças ao atrito que um carro se movimenta, por exemplo. ... Uma força de atrito é exercida, então, pelo chão, sobre os pés da pessoa, “empurrando-a” para frente. Assim, em uma superfície sem atrito a pessoa não conseguiria caminhar.
O coeficiente de atrito cinético µc pode ser determinado experimentalmente através de medidas da aceleração a, que o corpo adquire no seu movimento ao longo do plano inclinado de ângulo θ, isto é: a = g (sen θ - µc cos θ) onde g representa a aceleração da gravidade.
do ângulo de atrito interno do solo (ϕ) e da sua coesão (c). Por exemplo, Bowles (1968), entre outros, sugere adotar δ=2/3 ϕ, e a=c/2.