Conhecida também como Duplicatas a Receber, a conta clientes é um direito de cobrança da empresa, devidamente registrado através da contrapartida de uma venda ou prestação de serviços.
A conta cliente é uma conta com valores que a empresa deve receber e nessas contas estão os direitos adquiridos da empresa em vendas a prazo e, portanto, trata-se de um ativo.
O conceito de Contas a Receber engloba os valores que uma determinada empresa tem a receber de seus clientes. Quando uma determinada empresa vende bens ou serviços, ela pode optar por oferecer prazo para os seus clientes efetuarem os pagamentos devidos.
Juros a Receber
O valor relativo aos juros e outros encargos financeiros serão registrados contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesas financeiras.
Como ela é uma conta do Ativo, que recebe lançamentos a crédito, acaba "poluindo" o balanço patrimonial. Os valores lançados nessa conta, quando não identificados, aí sim devem ser apropriados a uma conta de Receita não operacional, como colocado pelo Jair.
Sendo o cheque uma ordem de pagamento à vista, será efetuada a baixa da obrigação registrada no passivo, mediante emissão do cheque pré-datado. O valor correspondente ao cheque pré-datado deverá ser classificado no passivo em conta representativa de "cheques a pagar".
Uma compra, uma venda, um pagamento, um recebimento, uma depreciação e qualquer outra transação que ocorra na empresa e que envolva no mínimo duas contas é um fato contábil. Assim, os fatos contábeis representam as transações que influenciam a situação patrimonial da empresa, podendo ou não alterar a situação líquida.