O contexto empresarial é o ambiente da sociedade das organizações. A preocupação da maioria dos empresários, como não poderia ser diferente, é com a própria organização e muito pouco com o entorno desta.
Quando falamos de sistema organizacional, falamos de um conjunto de normas, regras e ações que garantem o bom andamento dos trabalhos executados dentro de determinada empresa.
A ISO 9000 (Sistema de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário), define contexto da organização, como: A combinação de questões internas e externas que podem ter um efeito na abordagem da organização para desenvolver e alcançar seus objetivos.
As questões internas são dividas em forças (pontos fortes) e fraquezas (pontos fracos). As questões externas são dividas em oportunidades e ameaças. Strengths (forças) – pontos fortes que podem contribuir para o sucesso da organização.
O conceito, na verdade, é bem simples: as partes interessadas correspondem a todos os elementos (pessoas, instituições, grupos, órgãos governamentais, etc.) que de alguma forma afetam ou são afetados pela sua organização.
Desta forma, a ISO atende a cinco requisitos principais:
Para conquistar o certificado ISO 9001 a empresa precisa: