Desastres ambientais são eventos que afetam negativamente uma sociedade ou ecossistema em algum nível. ... Além disso, há aqueles desastres ambientais que foram causados direta ou indiretamente pela presença humana. Exemplo deles é: rompimento de barragens, acidentes em usinas nucleares, vazamento óleo no mar.
Desastres ambientais no Brasil
→ Danos ambientais Além das mortes de seres humanos, a tragédia em Brumadinho desencadeou a morte de vários outros animais e da vegetação. Assim que a barragem se rompeu, uma grande avalanche de lama formou-se, arrastando a fauna e também a flora local.
Uma grande quantidade de mata ciliar foi completamente destruída. Os resíduos da mineração também afetaram o solo, causando sua desestruturação química e afetando o pH da terra. Essa alteração no solo dificulta o desenvolvimento de espécies que ali viviam, modificando completamente a vegetação local.
Dentre os impactos sobre o meio físico, pode-se constatar a degradação da qualidade da água, o assoreamento dos cursos d'água, a alteração da vazão dos rios e a degradação da paisagem.
Acúmulo de lama é uma das causas da ruptura de barragem, diz auditoria | Desastre Ambiental em Mariana | G1. Samarco, Vale e BHP apresentaram resultado de auditoria internacional. Estudo ainda aponta fatores como falha de drenagem, liquefação e tremores.
5 de novembro de 2015
No dia 5 de novembro de 2015 acontecia o maior desastre ambiental do Brasil: o rompimento da barragem de rejeitos Fundão, localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais.
5 de novembro de 2015
de 2019
Um estudo técnico contratado por um escritório de advocacia que atende a Vale confirmou que a causa do rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho foi “liquefação”, que é quando um material sólido passa a comportar como fluido. O laudo foi divulgado nesta quinta-feira (12).
25 de janeiro
A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.
Em razão da grande quantidade de lama que foi depositada na região, o solo terá sua composição alterada, o que pode prejudicar o desenvolvimento de algumas espécies vegetais. Além dessa alteração, quando a lama seca, forma uma camada dura e compacta, que também afeta a fertilidade do solo.
O desastre da mineradora Vale, em Brumadinho, completa um ano no próximo sábado, dia 25 de janeiro. Desde o ocorrido, o Governo de Minas tem atuado para localizar e identificar vítimas fatais e garantir que danos sejam reparados aos atingidos em função do rompimento da barragem B1, da Mina do Córrego do Feijão.
Essa semana, a Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou relatório técnico assinalando que a tragédia poderia ter sido evitada se a Vale tivesse prestado informações corretas ao Sistema de Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM).
Desta vez na cidade de Brumadinho....Gestão de Crise: 9 lições para aprender com a tragédia de Brumadinho
Estar de acordo com as leis, fazer o descarte correto de resíduos, promover ações sociais e incentivar práticas de preservação são apenas algumas dentro de infinitas oportunidades que temos para diminuir os impactos ambientais negativos no planeta.
Abaixo, damos exemplos de ações que podem ser realizadas para prevenir alguns tipos de desastre:
Resposta. Resposta: Ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres por meio de: Mapeamento de áreas de riscos; Construção de obras de contenção e correção; Capacitação da sociedade.
Resposta. Resposta: Melhorar a infraestrutura de planejamento urbano e ambiental, manutenção das bacias de rios e a recuperação de matas ciliares.
Resposta: Infelizmente, as ações humanas não conseguem evitar os desastres naturais, porém elas podem minimizar seus efeitos negativos. Para isso, as geotecnologias são ferramentas muito importantes, pois permitem coletar informações para prevenir os danos causados pelos desastres naturais.
Entre os prejuízos causados ao ambiente estão a poluição do ar, do solo e da água, além da destruição da flora e fauna nativa, residências e até vidas humanas.
Resposta. Países ricos, tendem a ser mais resilientes, pois, dedicam boa parte de sua pesquisa e desenvolvimento para maneiras de defender o país, seja de guerras, ou de desastres naturais. Diferentemente de países não desenvolvidos, que não possuem condições para investir em sua segurança adequadamente.