Suas causas são variadas, mas todas elas estão relacionadas à ineficiência da secreção de seus hormônios, tanto excessiva quanto ineficiente: a falta de iodo (bócio endêmico), o uso de determinados medicamentos (bócio esporádico) e a presença de tumores na glândula são as principais.
O bócio também pode surgir devido a deficiências em iodo, que fazem com que a glândula da tireoide seja forçada trabalhar mais para capturar o iodo necessário para a síntese dos hormônios tireoidianos. Este trabalho forçado feito por esta glândula leva ao seu aumento de tamanho e assim ao surgimento do bócio.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A falta de iodo no organismo provoca o chamado bócio endêmico ou bócio carencial, ou seja, um aumento da glândula. Isso acontece porque, para que a tireoide consiga produzir os hormônios, é necessário que haja átomos de iodo.
Bócio é o aumento benigno (não canceroso) da tireoide. Mas mantém-se o mesmo entendimento, como em bócio adenomatoso ou bócio coloide. Estes termos compostos também servem para referirmos a um crescimento benigno da tireoide.
O bócio multinodular tóxico é um distúrbio relativamente frequente, no qual existem muitos nódulos na tireóide, sendo mais comum no sexo feminino e tende a aumentar com a idade tendo pico de incidência a partir da 6ª década de vida.
Os sintomas mais frequentes devidos ao “mergulho” do bócio na cavidade torácica são a disfagia progressiva (cerca de 43% dos casos), a dispneia (cerca de 59% dos casos), síndrome de compressão da veia cava superior (cerca de 5 à 9% dos casos) e em alguns casos, insuficiência respiratória aguda.
A seguir, veja quais são os sinais que merecem atenção e podem indicar um distúrbio da tireoide.
O bócio caracteriza-se pelo aumento da tireoide, o que ocasiona um inchaço na região do pescoço. ... O bócio, caracterizado pelo inchaço na região do pescoço que é ocasionado pelo aumento da tireoide, pode causar alguns problemas, como rouquidão, dificuldade de deglutir e respirar.
O bócio é o aumento da glândula tireóide, quando o organismo disponhe de baixa concentração de sódio, pode ocorrer o bócio. Pode ser prevenido com a inclusão do sal na alimentação. Pois o sal contém sódio e ajuda na prevenção.
Resposta. O bócio aparece como um aumento da glândula da tireoide,devido o seu esforço em fabricar os hormônios que estão insuficientes,devido a falta do iodo,essa doença é denominada de hipotireoidismo.
O bócio é o termo que caracteriza o aumento da glândula tireoide. O bócio decorre da falta do iodo.
Iodo
Bócio é um aumento do volume da glândula tireoide geralmente causado pela falta de iodo. A existência de nódulos na tireoide também é considerada bócio. O bócio também pode estar relacionado à carência nutricional, fazendo a glândula tireoide inchar, agindo como um mecanismo de compensação e formar o bócio carencial.
Estima-se que nessa época cerca de 20% de toda a população apresentava problemas decorrentes da deficiência desse nutriente. Após o inicio da utilização do sal iodado, ocorreu uma considerável redução no número da doença, o que levou a técnica a ser adotada como uma forma preventiva do bócio em várias partes do mundo.
O iodo é adicionado ao sal de cozinha porque a deficiência desse elemento no organismo pode levar ao bócio e a vários problemas no desenvolvimento do feto durante a gestação.
O sal iodado, consumido com moderação (menos de 5 gramas por dia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde), é parte de uma dieta saudável, inclusive porque contribui para a prevenção da deficiência de iodo no organismo.
Qual é o melhor tipo de sal para uma alimentação equilibrada?