O braquial é um músculo longo e forte do braço. Originando-se do úmero e inserindo-se na ulna (cúbito), este músculo é o mais forte flexor do cotovelo, superando até mesmo o músculo bicípite braquial.
O braquiorradial é um forte músculo flexor da articulação do cotovelo. Adicionalmente ele pode supinar ou pronar o antebraço para a posição anatômica neutra, mas não além dela, motivo pelo qual a flexão do cotovelo é mais poderosa em um braço em posição neutra.
No cotovelo o músculo dobra o antebraço (flexão) e o roda externamente (supinação). A supinação é mais poderosa com o cotovelo flexionado. Além das funções de movimentação o bíceps possui a importante tarefa de segurar a cabeça umeral na articulação do ombro.
O bíceps brachii ou bicípite braquial está localizado no braço. O termo bíceps brachii é uma frase em latim que significa "duas cabeças de um braço", em referência ao fato de que o músculo consiste em duas estruturas com um ponto de inserção comum próximo ao cotovelo.
Relativo às costas ou à parte posterior do corpo humano (ex.: região dorsal). ... [ Anatomia ] Relativo às doze vértebras situadas no meio das costas, entre as cervicais e as lombares.
A coluna cervical é dada como uma das regiões que compõem a estrutura da coluna vertebral, ocupando a região inteira do pescoço. Sua área é formada por 7 vértebras, e sua principal função é a sustentação da cabeça.
A região mais flexível da coluna é a cervical, que consiste de 7 vértebras, discos intervertebrais entre elas que são responsáveis por absorver o impacto, músculos e ligamentos que ajudam a manter a coluna no lugar. Na parte superior há a conexão da coluna cervical com a base do crânio.
A coluna vertebral (ou espinha dorsal) humana é uma estrutura formada por cerca de 33 ossos chamados vértebras. Ela se estende desde a nuca até a parte inferior das costas.
Fêmur: Forma nossa coxa. É o osso mais longo do corpo humano.
Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade. O número de ossos diminui com a idade e, também, segundo critérios de contagem utilizados pelos anatomistas.”
O corpo humano tem 206 ossos, mas a mulher tem uma costela a menos que o homem.
O conjunto de ossos do nosso corpo é chamado de esqueleto.
Dos elementos que fazem parte das articulações temos: membrana sinovial, cápsula articular, ligamentos, cartilagem articular e os meniscos. São três tipos de articulações: sinartrose, anfiartrose e diartrose. O corpo humano possui mais de 200 articulações!
Conheça algumas das principais articulações do corpo humano e o movimento que realizam.