Neutrófilos segmentados baixos A diminuição de segmentados pode acontecer devido a alterações na atividade da medula óssea, infecção neonatal por vírus ou bactérias, durante tratamento quimioterápico, alcoolismo e doenças autoimunes, por exemplo.
Quando ela está aumentada ou diminuída pode significar uma infecção bacteriana ou viral, já quando está moderada significa que não há alterações significativas.
O ANC é calculado multiplicando o número de WBCs no sangue pela porcentagem de neutrófilo totais. Por exemplo, para uma contagem de WBC de 7000 pelo microlitro, se os neutrófilo constituem 40% do WBCs, o ANC neste caso será 7000 o × 0,40 = 2800 pelo microlitro.
A CHCM é calculada pela fórmula: CHCM = Hemoglobina ÷ Hematócrito (ou CHCM = HCM ÷ VCM). Seu valor é expresso em porcentagem (mais comumente utilizada) ou em g/dL de eritrócitos. Valores de referência para adultos: 31 – 36% ou g/dL.
A policitemia corresponde ao aumento da quantidade de hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, no sangue, ou seja, acima de 5.
Neste caso, é considerado normal ter menos que 3 a 5 hemácias por campo ou menos que 10.