A arte concreta do Brasil enfatiza a articulação entre dois dos movimentos artísticos mais enriquecidos do Brasil, o concretismo e o neoconcretismo.
A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.
Max Bill definiu a arte concreta da seguinte maneira: "a pintura concreta elimina toda e qualquer representação naturalista; serve-se exclusivamente dos elementos fundamentais da pintura, a cor e a forma da superfície. Sua essência é, assim, a completa emancipação de todo modelo natural; criação pura."
A origem comum teve início na 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta, em dezembro de 1956, em São Paulo, repetida no Rio de Janeiro em fevereiro de 1957. A dissidência neoconcreta se consolidou em 1959, na 1ª Exposição Nacional de Arte Neoconcreta, no Rio de Janeiro.
O abstracionismo geométrico recebeu influência do cubismo e do futurismo. Ao contrário do abstracionismo lírico, foca a racionalização que depende da análise intelectual e científica. No Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras representações na década de 40.
A poesia concreta iniciou-se na década de 1950, precisamente em São Paulo na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, ocorrida no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956. Surgiu com o movimento de vanguarda concretista no século XX, um movimento artístico e cultural que aconteceu na Europa.
A poesia concreta (ou poema concreto) tem início com o movimento de vanguarda concretista no século XX. Lembre-se que o concretismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa.
Significado de Poesia concreta substantivo feminino [Literatura] Movimento literário de caráter experimental, surgido em meados do século XX no Brasil, pelos trabalhos de Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos, e que toma o aspecto gráfico do poema como seu elemento central.
Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de carácter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.
A poesia concreta possui uma estrutura formada por utilização de paranomásia, que é o utilizar palavras semelhantes na forma ou no som, mas de sentidos diferentes, próximas umas das outras e a disposição espacial das palavras, frases ou caracteres. Não é organizada em versos ou estrofes.
a poesia concreta tem como principal característica a eliminação do verso, ou seja, os autores utilizam toda a parte em branco da Folha, de modo a dar um aspecto visual e possibilidade de múltiplas leituras para poesia o que a difere do método de escrita da poesia comum.
Como escrever um poema concreto
Características da poesia concreta Exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos com o uso de aliterações, assonâncias e paronomásias; Uso de neologismos; O poema concreto comunica-se por meio de sua estrutura-conteúdo; Ausência de eu lírico, de expressão subjetiva.
A poesia concreta defende a racionalidade e rejeita o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. A poesia visual, pode ser considerada resultante duma intersecção entre a poesia e a experimentação visual. ...