Quando se coloca o ovo no vinagre, sua casca, que é formada por carbonato de cálcio, reage com o ácido acético, formando gás carbônico.
3 dias
Ao acrescentar uma colher (de sopa) de vinagre á água em que se vai ferver um ovo acontece uma reação entre o sal presente na casca do ovo (o carbonato de cálcio, CaCO3) e o ácido acético (H3CCOOH) do vinagre, tornando a casca menos rígida. ... Ao cozinhar o ovo sem vinagre, as chances de a casca se romper são maiores.
O vinagre é acrescentado por um motivo simples: ele “tapa” as rachaduras do ovo. Sua composição contém substâncias que, de certa forma, coagulam as proteínas do ovo, o que impede que o ovo estoure e fique deformado.
Despeje vinagre (ou bebida à base de cola) suficiente até que o ovo fique completamente submerso no líquido. A reação química entre o ácido acético na cola e o carbonato de cálcio na casca do ovo faz com que a casca se dissolva.
21 de Março de 2016 Após 24 horas o resultado foi que o ovo que tinha creme dental estava com a casca inteira e o ovo sem a pasta foi corroído pelo vinagre. No experimento, os ovos representaram os dentes e foi constatada que a escovação diária protege os dentes de alimentos ácidos e outros, mantendo a saúde bucal.
As cascas de ovos apresentam como principal componente o carbonato de cálcio (CaCO3), que ao reagir com ácidos libera gás carbônico.
Num copo, colocar um dos ovos e cobri-lo totalmente com vinagre. No outro, proceder de igual modo, mas usar agora Coca-Cola. Colocar os copos num local calmo, em repouso, e decorridas algumas horas (de preferência de um dia para o outro) retirar dos copos os "ovos de borracha".
Lave e seque um ovo em temperatura ambiente e cubra-o com um creme dental que contenha flúor. Aplique uma camada de pelo menos 5 mm de espessura e preencha eventuais bolhas de ar. Lave e seque outro ovo em temperatura ambiente, mas não cubra-o com pasta de dente; esse é seu ovo de controle.
Resultados e Discussão: Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos. Para o ovo quente (clara cozida macia e gema bem mole), 4 minutos.
Modo de Preparo
Modo de Preparo
Modo de preparo
Remover a casca de um ovo quente pode ser complicado e deixar uma bagunça. O primeiro passo é abrir o ovo, o que pode ser feito com uma colher, faca, ou qualquer utensílio que sirva para cortar ovos. Em seguida, use uma colher para descascar o ovo e separá-lo da casca.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e regue com 1 colher (chá) de azeite. Com cuidado, transfira o ovo para a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos – com uma espátula de silicone, vá puxando a borda da clara para perto da gema, para manter o formato arredondado do ovo.